Doenças causadas por Nematelmintos Ancilostomose ou Amarelão
Por: chanchocabell • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 661 Palavras (3 Páginas) • 1.214 Visualizações
Doenças causadas por Nematelmintos
Ancilostomose ou Amarelão
Causado por Ancylostoma duodenale e Necator americanus, seu hospedeiro é o ser humano e não há hospedeiro intermediário.
Ele fica parasitado no intestino delgado. O parasita causa lesões na parede intestinal com seus sangramentos. Esses sangramentos ao longo do tempo levam o indivíduo a estados de desnutrição que, progressivamente, podem provocar anemia. Nesses estados de anemia, palidez resultante justifica o nome “amarelão”, pelo qual é conhecida popurlamente essa parasitose.
Ascaris lumbricoides
Popurlamente denomidado lombriga ou ascáride, pode atingir o comprimento de 15 a 35 cm. A fêmea é retilínea e maior que o macho, que tem a sua extremidade posterior recurvada em forma de gancho, com a qual segura a fêmea durante o acasalemento, Provoca no ser humano a ascaridíase, verminose que atinge um número muito grande de pessoas.
Tem como hospedeiro definitivo o ser humano, e não há hospedeiro intermediário. O parasita nutre-se de substâncias já digeridas pelo homem. Algumas vezes há tantas ascárides que podem formar novelos na luz intestinal, ocluindo-a.
Wuchereria bancrofti
Diferentemente das demais verminoses, a filiriaose, doença provocada pelo Wucheria bancroft, tem hospedeiro intermediário e definitivo. Outra diferença é que o Wucheria aloja-se nos vasos linfáticos e não no intestino delgado humano. Esse verme possui corpo alongado e, como os outros nematoides, os machos são menores que as fêmeas.
Sua doença filsriose ou elefantíase, seu hospedeiros intermediários são mosquitos do genêros Culex, Anopheles e Aedes. Os vermes chegam a provocar sua obstrução, impedindo, assim, a drenagem da linfa, provocando inchaços. A doença é conhecida também como elefantíase, pois a manifestação mais comum é o exagerado aumento de volume das pernas, que lembram as patas de um elefante. Outros locais comumente afetados são braços, escroto e mamas.
Doenças causadas por Platelmintos
Schistosoma mansoni
Seu hospedeiro definitivo é o homem, e tem como hospedeiro intermediário o caramujo do gênero Biompalaria. Seu lugar parasitano é nos vasos sanguíneos que encaminham o sangue proveniente do intestino para o fígado.
Devido ao inchaço líquido na cavidade abdominal, e aumento de tamanho do fígado e do braço, a doença é também conhecida por barriga-d’água.
O schistosoma mansoni é o verme da esquistossomose. É um animal dioico, constituido uma exceção entre os platelmintos, filo em que a maioria é heremafrodita. As fêmeas são mais delgadas e, na maior parte do tempo, alojam-se num sulco longitudinal no macho, formado pelo dobramento do corpo. Dessa forma o acasalamento é favorecido, e as fêmeas só abandonam os machos para depositar os ovos nos vasos da parede intestinal. Os machos medem cerca de 10mm de comprimento e não mais que 1mm de largura.
Taenia saginata
Conhecida como teníase, seu hospedeiro definitivo é o homem, e seu hospedeiro
...