ESTUDANDO A TRANSMISSÃO DE CALOR POR CONDUÇÃO UM RELATO DE EXPERIMENTO DESENVOLVIDO NO PIBID
Por: Sileide Paiva • 28/9/2019 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
ESTUDANDO A TRANSMISSÃO DE CALOR POR CONDUÇÃO UM RELATO DE EXPERIMENTO DESENVOLVIDO NO PIBID
Sileide Paiva dos SANTOS (PIBID, CAPES), Ciências, UNESPAR, Campus de
Paranavaí, bolsista do PIBID. e-mail: silepaiva@hotmail.com
Guilherme Moura FADEL (PIBID, CAPES), Ciências Biológicas, UNESPAR, Campus de Paranavaí, bolsista do PIBID. e-mail: Guilherme-15@hotmail.com.
Shalimar Calegari ZANATTA (PIBID,CAPES), orientadora, UNESPAR,Campus de Paranavaí,e-mail: shalicaza@yahoo.com.br.
Lucila Akiko NAGASHIMA(PIBID,CAPES), Ciências Biológicas,coordenadora, UNESPAR,Campus de Paranavaí. e-mail: lucilanagashima@uol.com.br.
Marilene Mieko Yamamoto PIRES (PIBID, CAPES) Ciências Biológicas, coordenadora, UNESPAR, Campus de Paranavaí. e-mail: mmypires@hotmail.com
Resumo
Acredita-se que a motivação seja a mola propulsora para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Neste cenário os experimentos, que abordam conceitos de Ciência são protagonistas. Este trabalho relata um experimento que aborda o conceito de transmissão de calor por condução. Ao contrário do senso comum, calor é o nome que se dá a uma das formas de propagação da energia. Quando um corpo está numa temperatura maior que o ambiente a sua volta, ele perderá energia na forma de calor para o ambiente até que sua temperatura se iguale ao ambiente. Essa perda de energia pode ocorrer de três formas: irradiação, condução e convecção. Para que os alunos do nono ano da Escola Estadual Leonel franca – EFM, situada no município de Paranavaí – PR pudessem assimilar a propagação por condução e confrontar as concepções alternativas com os conceitos aceitos da comunidade científica vigente utilizamos um fio metálico, vela, botões e margarina para fixar os botões. A chama de uma vela posicionada em uma das extremidades do metal mostrou que após alguns instantes o fio todo se aquece derretendo a margarina e derruba os botões. Com este experimento foi possível discutir porque o portão de ferro nos parece frio enquanto um portão de madeira nos parece mais ‘quente’ quando ambos estão na mesma temperatura – temperatura ambiente. O ferro, por ser um bom condutor de energia ou calor, ao contrário da madeira, troca energia térmica com nossas mãos rapidamente em relação a madeira. Como resultado foi observado que a execução de uma prática simples, incentiva os alunos discutir conceitos, motivando-os para a aprendizagem significativa.
Palavras chaves: transmissão de calor, condução, energia, experiências.
...