Relato de Experiêcia - PIBID
Por: Leonardo Vitalino • 27/11/2018 • Resenha • 602 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL [pic 1][pic 2]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Pró-Reitoria de Graduação
Diretoria de Ensino
Divisão de Licenciaturas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
PROJETO PIBID INTER: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA
ESCOLA COM A RODA DE “CONVERSAMBA”
LEONARDO SOARES VITALINO
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), projeto Interdisciplinar, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Pontal, no intuito de aperfeiçoar a praxe de estudantes dos cursos de Pedagogia e História, propõe a realização de atividades educativas e culturais em escolas públicas no município de Ituiutaba. Nesse sentido, os pibidianos, supervisores(as) e coordenadores(as) se encarregam em desenvolver intervenções que contemplem a proposta do programa e do projeto.
No PIBID da Escola Municipal Manuel Alves Vilela (EMMAV), onde componho a equipe de bolsistas do programa, o projeto Interdisciplinar é desenvolvido por 4 estudantes da universidade e uma supervisora, que é professora de História dos alunos do 6º ano. Além disso, os trabalhos realizados são monitorados por uma coordenadora, professora do curso de Pedagogia na universidade, que acompanha e auxilia na realização das intervenções. Entre as atividades desenvolvidas na escola, a que destaco neste relato de experiência por considerar a principal intervenção realizada no ano de 2017, é a roda de “conversamba”.
O intuito dessa atividade foi de aproximar as novas gerações com o ritmo do Samba, pouco estimulado na atualidade. Para isso, desempenhamos intervenções extraclasses com os alunos, antes da realização da roda de conversa, no intuito de aproximá-los da música, explicando o repertório do samba no Brasil e suas raízes. Além disso, ao tratar sobre as raízes do samba, foi possível introduzir uma nova abordagem com os alunos, de caráter étnico-racial, devido a cultura afro-brasileira associada ao estilo musical que estávamos trabalhando.
Durante a elaboração da intervenção, tentamos buscar uma forma que tornasse o assunto mais “interessante” aos alunos do 6º’ano, pois estes não estavam habituados a ouvir canções do gênero musical, com a intenção de demonstrar a história do samba como um instrumento de luta.
Ao introduzir a temática, explicamos sobre o surgimento do samba e como ele permanece sendo um dos estilos musicais mais renomados no Brasil, sua importância histórica representada em ritmos e letras e sua relevância na construção da identidade brasileira. Em seguida, executando uma sugestão da coordenadora, trabalhamos o samba como uma crítica social, avaliando alguns artistas como Chico Buarque de Holanda, Vinicius de Moraes e outros compositores que abordavam uma realidade social e cultural nas letras de algumas canções.
Dessa forma, foi possível abordar o samba e seu contexto histórico para os alunos no intuito de “prepará-los” para a roda de conversa que seria realizada na semana seguinte. A interdisciplinaridade do projeto do PIBID, que vincula os cursos de História e Pedagogia, foi o que possibilitou uma conexão direta entre história e cultura (nesse caso, relacionadas a música)
O “conversamba”, no último dia das atividades com essa temática, contou com a participação do grupo musical Samba e Velas, que apresentou algumas canções que compõem o repertório do samba nacional e de suas raízes africanas para os alunos, e mostrou que é possível misturar no espaço escolar campos da história raramente explorados no dia a dia, além de promover uma construção de conhecimento. Por fim, creio que a roda de conversa tenha sido produtiva, pois levou compreensão aos alunos, além de mostrar a importância do samba na construção de uma identidade brasileira, mas com raízes africanas.
...