Funções do Esqueleto
Por: vinicius.winther • 27/9/2018 • Resenha • 321 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
A estrutura óssea que compõe o corpo humano é denominada esqueleto. Este corresponde a um conjunto de 206 ossos, e suas funções principais são promover sustentação e locomoção, proteger os órgãos vitais, produzir células do sangue e armazenar minerais.
Sustentação
Além de ser responsável por suportar o corpo humano, possibilita que fiquemos em pé e consequentemente origine à nossa forma humana.
Locomoção
Através do esqueleto nos é permitido caminhar na posição vertical. Por essa razão somos denominados bípedes.
Para possibilitar o desenvolvimento da função locomotiva o esqueleto recebe auxilio das articulações e ligamentos para que tenhamos movimentos.
Proteção aos órgãos vitais
Os ossos protegem os órgãos mais importante do nosso corpo, sem o esqueleto eles ficariam demasiadamente vulneráveis.
A título exemplificativo temos a caixa torácica que envolve o coração, os pulmões, rins e fígado, criando verdadeira blindagem e preservando sua integridade. De igual forma podemos citar o crânio para o cérebro.
Produção de células do sangue
No interior dos ossos ocorre um processo denominado hematopoese. Esse procedimento, que ocorre durante toda nossa vida, é responsável pela produção das células sanguíneas, ou seja, os glóbulos vermelhos e brancos.
A hematopoese ocorre no interior dos ossos mais longos, onde está localizado o canal medular, que abriga a medula óssea responsável por produzir referidas células.
Armazenamento de minerais
Por fim, os minerais essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo são armazenados no esqueleto.
Assim sendo, no interior dos ossos encontram-se reservas de minerais como o cálcio, sódio, potássio e fósforo estocadas conforme a necessidade do organismo.
Em um segundo momento, merece destaque, dentro do esqueleto humano, a coluna vertebral que é ligada à medula espinhal, finalizando e protegendo-a.
Os ossos que a compõe são chamados de vértebras estando distribuídos de acordo com sua localização e podem ser: cervicais, torácicas, lombares, sacrais e coccígeas.
Ressalte-se, a coluna cervical é de extrema importância, por ser responsável pela sustentação da cabeça, fixação das costelas e os músculos do dorso. Além disso, suas curvaturas são encarregadas da força, sustentação e equilíbrio corporal.
...