TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esqueleto De Um Programa Em C

Artigo: Esqueleto De Um Programa Em C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 3

Todo programa em C a ser desenvolvido nesse curso, usando o Dev-C++ em ambiente Windows, deve possuir o seguinte esqueleto:

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

int main ()

{

/*

declarações: todas as variáveis utilizadas

precisam ser declaradas

*/

int idade;

/* programa */

printf("Quantos anos voce tem? \n");

scanf("%d", &idade);

printf("%d? Puxa, voce parece que tem so %d anos!\n", idade, idade * 2);

/* fim do programa */

system ("pause");

return 0;

}

Descrição do esqueleto

A linguagem C é uma linguagem de alto nível que permite que um problema complexo seja facilmente decomposto em problemas mais simples, definindo assim os módulos usando termos próximos à linguagem natural (embora em inglês).

Cada módulo básico é chamado de função, e cada função precisa ter um nome (ou identificador) bem definido e diferente das demais. No caso, a função main é necessária em todos os programas pois define o início da execução do programa. A função main foi definida como uma função int (ou seja, inteira), e por isso precisa devolver um valor inteiro. Daí a necessidade do comando return 0, apenas por consistência, já que o zero não é utilizado. Toda função recebe também parâmetros. Por exemplo uma função seno deve receber como parâmetro um ângulo. A lista de parâmetros é declarada entre parênteses depois do nome, no caso da função main, ela recebe zero parâmetros. As chaves definem o início e fim de um bloco de instruções.

Embora os comandos da linguagem C sejam bem poderosos, eles são limitados. Mas com a maturidade de uma linguagem, vários programadores desenvolveram funções auxiliares que facilitam a programação de todos, e podem ser utilizadas desde que você especifique onde encontrar as funções através das linhas de include. No caso, o pacote stdio.h contem as rotinas necessárias para ler caracteres do teclado e imprimir caracteres no monitor. O system("pause") serve para interromper a execução do programa (pause) para que você possa analisar a janela de saída, após o término da execução, e é definida no pacote stdlib.h. Esse comando não é necessário se você estiver usando Linux.

Os textos entre /* */ são comentários. Os comentários não interferem no programa, mas auxiliam os programadores a entender o código.

Descrição do programa

Todos os programas que iremos desenvolver precisam de variáveis, ou seja, instâncias de armazenamento de dados que nos permite resolver o problema. Nesse exemplo, temos uma variável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com