Gerenciamento de Resíduos e Educação Ambiental
Por: JOAOSTRICAGNOLI • 26/5/2016 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A palestra apresentada por uma aluna componente do grupo de pesquisa da UFPE-CAA, GAMA, sobre gerenciamento de resíduos e educação ambiental teve como objetivo mostrar aos alunos de Engenharia de Produção do primeiro período como funciona esse projeto de pesquisa que tem parceria com a Alemanha.
Na Alemanha esse projeto se dá por seminários de formação desenvolvidos em escolas infantis da cidade e distrito de Hof, que fica no estado da Baviera. E essa educação ambiental é feita em duas partes: teórica e prática. Na parte teórica é aplicado o conceito dos 3 R’s (reduzir, reciclar e reutilizar) com foco na parte “reduzir”. Para a parte prática as crianças aprendem como reciclar materiais e também como reutilizar para que possa assim ser reduzido o lixo produzido. Ainda dentro das atividades realizadas com as crianças das escolas de Hof, são feitas visitas técnicas a locais como fazenda de compostagem, onde os resíduos são usados para gerar energia pelo gás metano (CH4) que lá é produzido; são visitadas também indústrias de separação de resíduos; incineradoras, que é pra onde vão os resíduos que não têm mais como ser aproveitados; são apresentados sistemas de coleta seletiva e reciclagem.
Já em Caruaru esse mesmo estilo de educação ambiental é levado às escolas públicas, e é apresentado a os alunos dessas escolas como o gerenciamento de resíduos é feito na Alemanha. É também explicado que mesmo com a coleta seletiva o volume de resíduos continua grande, então é fácil perceber que a parte mais importante na diminuição do volume de lixo produzido seria a redução de lixo residencial.
Além dos aspectos voltados para a educação ecológica nas escolas, foram mostrados benefícios adquiridos pelo bom gerenciamento de resíduos:
- Em 1972 foi decretada a 1° lei sobre resíduos – e de 50.000 lixões passaram a cerca de 500 aterros;
- No final dos anos 80 – foram criadas associações para o meio ambiente, iniciativas civis, que exigem uma gestão de resíduos ecológica;
- Mais de 250.000 postos de trabalho;
- Dissociação de crescimento econômico de lixo;
- Lixo se transforma em fonte de matéria-prima;
- “Economia do lixo” alivia o balanço de CO2;
- Economia de energia através de reciclagem.
Foi mostrada ainda, uma organização alemã, AZV Hof, cujas funções são:
- Evitar produção de resíduos;
- Minimização da poluição;
- Sistemas de coleta;
- Postos de coleta.
Finalmente, foi compreendido que o gerenciamento de resíduos é de extrema importância para a vida pessoal e profissional dos alunos do curso de Engenharia de Produção, pois a redução do volume de lixo produzido torna a cidade mais limpa, menos poluída, o que leva a uma melhor qualidade de vida. E para um engenheiro de produção, optar por métodos mais ecológicos além de ser bom para o meio ambiente é também mais econômico para a empresa aonde o mesmo venha a trabalhar.
...