HIV/ e Transmissão Vertical
Por: 828980899 • 29/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.433 Palavras (10 Páginas) • 240 Visualizações
Ana Jaime Abdrasse Sidónio Abrahão Neves Em vermelho, nomes de colegas que não participam na realização dos trabalhos Dolis Paulo Manuel Laura António Elias Nelucha Lurdes Fernando Potomane
HIV/ e Transmissao Vertical Tema Transversal I Universidade Pedagogica Gurué, Novembro de 2015 Ana Jaime Abdrasse Sidónio Abrahão Neves Em vermelho, nomes de colegas que não participam na realização dos trabalhos Dolis Paulo Manuel Laura António Elias Nelucha Lurdes Fernando Potomane HIV/ e transmissão vertical
Tema Transversal I IIº Grupo - IIº Semestre - Iº Ano Universidade Pedagogica Gurué, Novembro de 2015 |
Índice
Introdução 3
Vírus 4
Doenças causadas por vírus 5
Ciclo de vida do HIV 7
Transmissão vertical 9
Prevenção da transmissão vertical 9
Generalidades do HIV 10
Particularidades da replicação do virus 11
Perguntas e respostas 11
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
A infecção pelo vírus de imunodeficiência humana o vulgo HIV, tem se configurado como a causa mais devastadora epidemia contemporânea, visto que as doenças vírus ainda não se têm adquirido um método de cura (medicamento que possam currar essa epidemia) tendo apenas algumas vacinas que fazem o possível controle dela. O primeiro caso da existência do vírus em seres humanos foi detectado nos meados da década de 1980 e desde esse período tem se evidenciado formas de como combater e controlar essa epidemia.
O diagnostico da infecção pelo HIV é feito por meio de teste realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue.
Este trabalho falara em torno do vírus, doenças causadas por vírus, ciclo de vida do HIV, transmissão vertical, prevenção da transmissão vertical, generalidades do HIV, particularidades da replicação e desenvolvera a possível forma de uma mãe seroposetiva geral filhos seronegativos.
Vírus
Vírus são pequenos seres parasitas formados por uma cápsula protéica que podem infectar organismos vivos (seres humanos ou animais).
O termo vem do Latim vírus que significa veneno ou toxina.
Figura nº: 1.
[pic 1]
Os vírus são seres diminutos, medindo cerca de 0,1µm de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico. São organismos muito simples por não possuírem a organização celular e nem o metabolismo.
Os vírus são constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA, envolvidos por um invólucro protéico denominado capsídeo, que além de proteger o material genético, combina-se quimicamente com receptores membranares das células parasitas.
Alguns são classificados como envelopados, possuindo um envelope lipoprotéico procedentes da membrana da célula hospedeira. Nessa classificação enquadra-se com destaque o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Geralmente o termo vírus faz referência ao processo de instalação/infecção em organismos eucariontes (que possuem material genético envolvido por membrana nuclear) enquanto que o termo bacteriófago é designado aos vírus que se instalam em procariotos (organismos que não possuem membrana nuclear envolvendo o material genético da célula: bactérias).
Doenças causadas por vírus
Os vírus podem causar doenças em animais e plantas, as doenças virioticas que mais acometem o organismo humano são:
- Gripe
Transmissão: gotículas de secreção expelidas pelas vias respiratórias,
Infecção: o vírus penetra pela boca ou pelo nariz,
Localização: localizam-se nas vias respiratórias superiores,
Controle: nenhum sintoma,
Sintomas e características: febre, prostração, dores de cabeça e musculares, obstrução nasal e tosse.
- Raiva (Hidrofobia)
Transmissão: saliva introduzida pela mordida de animais infectados (cão),
Infecção: o vírus penetra pelo ferimento e instalasse no sistema nervoso,
Controle: vacinação de animais domésticos e aplicação de soro e vacina em pessoas mordidas,
Sintomas e características: febre, mal-estar, delírios, convulsões, paralisia dos músculos respiratórios (é doença mortal).
- Hepatite infecciosa
Transmissão: gotículas de muco e saliva, contaminação fecal de água e objetos,
Infecção: o vírus instala-se no fígado onde se multiplica, destruindo células,
Controle: injeção de gamaglobulina em pessoas que entram em contacto com o doente, saneamento, cuidados com alimentos ingeridos,
Sintomas e características: febre, anorexia, náuseas, mal-estar, icterícia (pode ser fatal).
...