INTERVENÇÃO NO PIBID: COMPREENDENDO A MECÂNICA RESPIRATÓRIA E OS MALEFÍCIOS DO CIGARRO PARA O PULMÃO1
Por: Aline Bogix • 21/6/2021 • Artigo • 957 Palavras (4 Páginas) • 193 Visualizações
III SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Campus Vacaria
INTERVENÇÃO NO PIBID: COMPREENDENDO A MECÂNICA RESPIRATÓRIA E OS MALEFÍCIOS DO CIGARRO PARA O PULMÃO1
BOGIX, Aline dos Santos*23; VAZ, Maria Eduarda dos Santos*23; COMPARIN, Carla Cassol4; ZIMMERMANN, Thalita Gabriela5
1Parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Vacaria.
*autor para correspondência: asbogix@hotmail.com; dudynhaa.vaz@gmail.com
2,3Alunos de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas; Bolsista CAPES
4Orientador – carlacassol@hotmail.com
5Co-orientador - thalita.zimmermann@vacaria.ifrs.edu.br
1. Introdução
No contexto atual de nossa sociedade a educação é tratada como alicerce para as novas gerações. Trabalhar com as crianças formamdo cidadãos críticos é uma das nossas obrigações como educadores, pois o que aprendem na escola levam desde a infância até a sua velhice. (SILVA, 2014)
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oferece a alunos de cursos de licenciaturas a oportunidade de criar um vínculo aos futuros docentes e as salas de aula da rede pública municipal e estadual, atualmente o Pibid, Campus vacaria atua com turmas de sexto a nono ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Henrique Gelain, localizada em comunidade carente da cidade. O PIBID incentiva à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica de ciências e matemática de sexto a nono ano do ensino fundamental. (MEC, 2019)
Durante o cotidiano currícular do oitavo ano, estudar o corpo humano está bem presente no conteúdo estudado durante todo o ano. Um dos temas estudados é o Sistema Respiratório, que é composto por sua porção condutora (nariz, faringe, laringe e traquéia) e sua porção respiratória (pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos), onde ocorrem as trocas gasosas por difusão tornando o sangue venoso em sangue arterial, processo chamado de hematose. (LOPES, 2005)
Dessa forma foi solicitado aos estudantes construir um modelo de protótipo que demonstre a dinâmica da mecânica respiratória e discutir os efeitos do cigarro no pulmão a partir da criação de novos protótipos. Trazendo dessa forma, para a realidade dos estudantes um processo realizado a todo momento mas que continua abstrato aos olhos dos estudantes.
2. Material e Métodos
Para a confecção do modelo de pulmão artificial que foi demonstrado como exemplo para a turma foi utilizado garrafas pet, mangueira transparente, arame, balões, atilhos, fita isolante e cola quente. Inicialmente foi anexado dois pedaços da mangueira transparente e um pedaço de arame com cola quente para formar a traqueia e os brônquios. Para os dois pulmões, balões afrouxados e atilhos para prendê-los a mangueira, que formava os brônquios. A caixa torácica foi confeccionada com garrafa pet, onde foi cortado um pedaço do corpo da garrafa e foi colocado outro pedaço de arame ao corpo da garrafa, para dar mais firmeza, prendendo-o com fita isolante, a tampa foi perfurada para passar a mangueira que é a traqueia e os pulmões que já estão prontos e após encaixar a garrafa é fechada e vedada a tampa com cola quente. Por fim outro balão maior é afrouxado, para servir de diafragma, é cortado o seu gargalo e com a parte do corpo é encaixada na parte inferior da garrafa, que já estava preparada com o arame, e é fixado o balão com mais fita isolante e dessa forma ficou pronto o pulmão artificial caseiro.
Quando puxado para baixo o balão inferior, diafragma, os balões que formam os pulmões inflam e quando solto ou empurrado para cima os pulmões murcham fazendo o mesmo movimento de inspirar e expirar produzido pelo corpo humano. Os estudantes foram desafiados a trazerem para a escola modelos de pulmões artificiais funcionais, um saudável e outro que pertencesse a um fumante.
III
...