Marie Curie
Por: GuiJoyce • 14/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 529 Palavras (3 Páginas) • 757 Visualizações
Marie Skłodowska Curie, nascida na França em 07 de novembro de 1867, foi uma renomada cientista que orientou as primeiras pesquisas no ramo da radioatividade, descobriu a radiação e ajudou a utilizar no campo de raios-X.
Casada com Pierre Curie trabalharam juntos para a contribuição das descobertas em que realizaram. Em Paris Marie conquistou seus diplomas, foi à primeira mulher e a única pessoa ser glorificada com um prêmio Nobel duas vezes.
Apesar da cidadania francesa, Marie Curie nunca deixou sua identidade polonesa de lado. Ensinaram suas duas filhas a falar em polonês e as levou em viagens para a Polônia, inclusive sua filha mais velha recebeu o prêmio Nobel um ano após a sua morte.
Marie Curie morreu aos 66 anos, por conta da exposição à radiação ao carregar testes de rádio em seus bolsos durante a pesquisa e ao longo de seu serviço na Primeira Guerra, quando montou unidades móveis de raios-X, durante a 2ª guerra mundial Maria recomendou o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos.
A participação de Marie para o avanço da química foi à descoberta dos elementos (tório, polônio e rádio), o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos destes elementos, Nomeou o primeiro elemento químico que descobriu de polônio, em homenagem a sua terra natal, e rádio recebeu esse nome por ter intensa radiação.
Com o efeito inesperado e extremamente importante a partir das suas pesquisas laboratoriais, estava certa a linha de raciocínio que o casal Curie iria realizar nos anos seguintes.
O trabalho fundamental passou a ser tentar isolar o polônio e o rádio da pechblenda, buscando obter esses elementos em forma mais objetiva, para determinar suas propriedades especialmente o peso atômico.
Durante quatro anos de trabalho árduo realizado a maior parte por Marie foi tratar quimicamente uma tonelada de pechblenda, purificando gradualmente seus materiais radioativos. O polônio, infelizmente, conseguiu resistir a todas as tentativas que fizeram, e não foi isolado por eles. Obtiveram, no entanto, cerca de um décimo de grama de cloreto de rádio quase puro, e conseguiram determinar o peso atômico desse elemento: aproximadamente 225.
Origami
O Origami é uma arte japonesa que consiste em realizar dobraduras de papel .
Para realizar um origami em Dna é necessário o modelo do origami, em seguida colorir o desenho das bases da seguinte forma: Timina: azul, Adenina: verde, Guanina: rosa, Citosina: amarelo, sempre obedecendo a regra Timina-Adenina; Guanina-Citosina.
Iniciei a dobradura dobrando as quatro linhas contínuas para baixo e as 4 pontilhadas para cima, o papel ficou com o formato de um trilho de trem.
Dobrei ao meio juntando as partes lembrando uma escada, segui dobrando e desdobrando as linhas horizontais de cada triângulo, em seguida dobrei e desdobrei as linhas diagonais, sendo que as dobras devem existir com o propósito apenas de marcar o papel, por isso é necessário que sejam todas desdobradas.
Dobrei todos os vincos diagonais e horizontais, juntos, nas direções das dobras feitas, enquanto dobrava, segurei o meio do modelo para manter as dobras juntas, gerando um formato cilíndrico.
Soltei o modelo e percebi o formato de uma dupla hélice, em seguida corrigi os lados do DNA modelo de modo que fiquem perpendiculares aos vincos do meio.
...