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Mary Richmond

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Por:   •  12/4/2013  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  1.113 Visualizações

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Mary Ellen Richmond (1861-1928)

Mary Richmond nasceu no dia 3 de Agosto do ano de 1861 em Belleville.

Seus pais mudaram-se para Baltimore, mas pouco tempo

depois ficou órfã, pelo que foi criada pela avó e por uma tia. Estudou

até aos 16anos e após completar o curso secundário mudou-se com a

tia para New York. Em 1881 retornou a Baltimore e foi então que

Mary, que nunca havia sido religiosa, se aproximou da Igreja, onde

começou a colaborar nos trabalhos da Escola Dominical, e com isso

demonstrou ter dotes de professora. Mais tarde viria a entrar para a (C.O.S.) como

tesoureira, devido ao seu mérito depressa ascendeu ao cargo de Secretária-geral da

(C.O.S.), que desempenhou até 1919, mas onde constatou da necessidade de preparar

pessoal para os trabalhos sociais, pelo que na Conferência de Toronto, em 1897, sugeriu a

criação de um curso nesse sentido. A ideia foi levada a cabo no ano seguinte com a

realização de um curso de Verão, que depois se transformaria na primeira escola de

Serviço Social, em New York. Enquanto esteve na (C.O.S.) escreveu intensamente artigos

em revistas e jornais especializados. Em 1989 escreveu a “Visitação amigável aos pobres”

onde prestava orientação aos voluntários que faziam as visitas domiciliares, nas suas obras

sociais.

Entretanto, já prestigiada, foi convidada para dirigir o Departamento da Organização da

Caridade da Fundação Russel Sage 5

em New York. Mary escreveu consideravelmente mas

nem toda a sua produção literária foi conservada, algumas das suas obras datam do tempo

-Fundação Russel Sage, organização particular destinada a pesquisas sociais, criada em 1907, mas que

também se dedicava à manutenção de obras sociais e seu financiamento.

em que esteve na Fundação Russell Sage e são elas. “Social Diagnostic” (1917), que se

destacou das demais por ser a mais divulgada, “What is Social Casework?” (1922), e

“Child Marriage” (1925). Mary Richmond deu uma grande contribuição para a

terminologia do Serviço Social, introduzindo e definindo vários termos com ele

relacionados. O seu pensamento social influenciou sobremaneira a profissão de assistente

social do mundo inteiro, cuja doutrina enfoca duas principais noções. “Diagnóstico Social”

e “Caso Social”, que profetizavam o estudo dos casos não só a partir da observação como

das razões que estariam por detrás, de modo a caminhar-se na compreensão plena de cada

caso. Isto é, defendia que o êxito do trabalho ou a solução do problema estaria antes de

mais na compreensão da situação. Os procedimentos utilizados por Mary para concretizar a

investigação tinham como base a observação dos factos, pensamentos ou quaisquer outros

eventos, que pudessem ser comprovados, e para tal, deveria ser procurada a “evidência”,

sendo que esta “evidência” é social, e deve ser relacionada com os factos que constituem a

história do cliente, de modo a fazer emergir a natureza do problema bem como a forma de

o solucionar, contudo, toma o cuidado de chamar a atenção para o facto, de que embora

possam haver “evidências” que parecem não ter importância, uma vez juntas com outras,

adquirem um efeito cumulativo. Mary empregou o termo “case” para o estudo individual,

melhor dizendo, para o estudo daquele que trata directamente com o assistente social e que

por isso denomina de cliente, que também representa “aquele que emprega os serviços de

um profissional”, por conseguinte, ao trabalho da assistente chamou-lhe de “casework”.

Mary foi a primeira a trabalhar cientificamente com indivíduos, cada um de “per si” e a

definir um método científico, para estes profissionais propôs, então, a designação de

“Caseworker”. Mary torna a inovar quando diz ainda que a Personalidade

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