O SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO
Por: mariacastanheira • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.710 Palavras (15 Páginas) • 1.041 Visualizações
SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO
Índice Geral
1. Introdução………………………………………………………………………….……1
2. Anatomia do Sistema Nervoso Simpático……………………………………………….2
3. Fisiologia do Sistema Nervoso Simpático ………………………………………….…...8
3.1 Neurotransmissores…….………………………………………………………....….8
3.2 Recetores dos Neurotransmissores…… ……………………………………....…..8
3.3 Efeitos do Sistema Simpático em Diversos Tecidos… ………………………...…..10
4. Influência de fármacos no Sistema Simpático……………………………………..……13
5. Regulação do Sistema Simpático……………..………………………………...…….....14
6. Comparação entre o Sistema Simpático e o Parassimpático…………………………….15
7. Conclusão………………………………………….……………………….…...…...…..17
8. Referências Bibliográficas…………………………………………………….….……...18
Índice de Figuras
Figura 1: Neurónios pré-ganglionar e pós-ganglionar…………………………………..……….2
Figura 2: Localização dos neurónios pré-ganglionares e pós-ganglionares do Sistema Nervoso Simpático (Seeley, 2012)…………………………………………………………………..…….3
Figura 3: Vias seguidas pelos axónios do Sistema Simpático (Cruz, 2006)………………..……5
Figura 4: Distribuição das fibras nervosas do Sistema Simpático (Seeley, 2012)………………7
Figura 5 – Localização dos recetores nicotínicos e muscarínicos do Sistema Simpático (Seeley, 2012)……………………………………………………………………………….…………….9
Figura 6 – Localização dos recetores nicotínicos e adrenérgicos do Sistema Simpático (Seeley, 2012)………………………………………………………………………………..………..…10
Figura 7 – Reflexo Simpático (Seeley, 2012)………………………………………….……….14
Figura 8 – Comparação entre o Sistema Simpático e o Parassimpático (Narciso, 2008)………15
1. Introdução
O presente trabalho, cujo tema é Sistema Nervoso Simpático, foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Anatomia II, do 1º ano e 2º semestre do curso de Fisioterapia lecionado na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
O Sistema Nervoso Simpático é parte integrante do Sistema Nervoso Autónomo, também chamado Sistema Nervoso Vegetativo. O Sistema Nervoso Autónomo (SNA) e o Sistema Nervoso Somático (SNS) fazem parte da divisão eferente ou motora do Sistema Nervoso Periférico (SNP), que transmite os potenciais de ação do Sistema Nervoso Central (SNC) aos órgãos efetores, como músculos e glândulas.
O SNS transmite os potenciais de ação do SNC aos músculos esqueléticos enquanto o SNA transmite os potenciais de ação do SNC ao músculo liso, ao músculo cardíaco e a certas glândulas. Muitos dos movimentos controlados pelo SNS são conscientes enquanto as funções do SNA são controladas de forma inconsciente. O efeito do SNS no músculo esquelético é sempre excitatório, mas o efeito do SNA nos órgãos alvo pode ser excitatório ou inibitório.
O SNA permite regular, de forma involuntária, a adaptação do organismo a diferentes estímulos internos e externos, contribuindo para manter a homeostasia. Subdivide-se em sistema nervoso simpático, sistema nervoso parassimpático e sistema nervoso entérico. O Sistema Nervoso Simpático tem como função preparar o corpo para a acção enquanto o Parassimpático regula o repouso e outras funções vegetativas como digerir os alimentos ou esvaziar a bexiga. O Sistema Nervoso Entérico é uma rede complexa de nervos (plexos) na parede do tubo digestivo. Embora o Sistema Nervoso Entérico seja capaz de controlar o tubo digestivo independentemente do SNC, ele é considerado parte do SNA porque os seus plexos têm na sua constituição neurónios simpáticos e parassimpáticos.
2. Anatomia do Sistema Nervoso Simpático
O Sistema Simpático (assim como o Parassimpático) tem dois tipos neurónios entre o SNC e os órgãos efetores, um neurónio pré-ganglionar e outro pós-ganglionar. O neurónio pré-ganglionar tem o corpo celular no SNC e o seu axónio estende-se até um gânglio autonómico, onde se localiza o corpo celular do segundo neurónio (pós-ganglionar) e onde ocorre a sinapse entre os dois neurónios. O axónio do neurónio pós-ganglionar estende-se do gânglio autonómico para o órgão efetor fazendo sinapse com ele (figura 1).
Figura 1 – Neurónios pré-ganglionar e pós-ganglionar
No Sistema Nervoso Simpático, os corpos celulares dos neurónios pré-ganglionares estão nos cornos laterais da substância cinzenta da medula espinhal entre o primeiro segmento torácico (T1) e o segundo lombar (L2). Devido a este facto, o sistema simpático é, por vezes, designado como porção tóraco-lombar. Os axónios dos neurónios pré-ganglionares passam pelas raízes ventrais (anteriores) dos nervos raquidianos (de T1 a L2) e estendem-se por estes nervos, numa pequena distância, até aos gânglios simpáticos (figura 2).
Figura 2 - Localização dos neurónios pré-ganglionares e pós-ganglionares
...