O Sistema Nervoso
Por: Lavinia Peixoto • 24/11/2021 • Artigo • 628 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
7º M01 - Sistema Nervoso
O sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos do nosso corpo que representa uma rede de comunicação do organismo. Ele tem a função de captar as mensagens e estímulos do ambiente em que vivemos para interpretá-los e arquivá-los. Como consequência, o nosso corpo vai emitir uma resposta a mensagem recebida, essas respostas podem ser movimentos, sensações ou constatações. Além disso, o sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais.
Por exemplo: quando colocamos a mão no fogão quente, o nosso corpo por meio do sistema nervoso vai receber a informação de calor, e interpretar que nossa mão pode sofrer queimaduras. A resposta gerada é enviada através dos nervos do sistema nervoso a retirar a nossa mão com rapidez da boca do fogão.
O sistema nervoso é dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
Sistema nervoso central: é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas meninges.
Encéfalo: Está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico;
Cérebro: é o órgão mais importante do sistema nervoso. Considerado o órgão mais volumoso, pois ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Assim, a camada mais externa do cérebro chama-se córtex cerebral, o responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, escrita, etc.
Cerebelo: está situado na parte posterior e abaixo do cérebro, o cerebelo coordena os movimentos precisos do corpo, além de manter o equilíbrio.
Tronco Encefálico: localizado na parte inferior do encéfalo, o tronco encefálico conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa, produz estímulos nervosos que controlam as atividades vitais como os movimentos respiratórios, os batimentos cardíacos e os reflexos, como a tosse, o espirro e a deglutição.
Medula Espinhal: a medula espinhal é um cordão de tecido nervoso situado na coluna vertebral. Na parte superior está conectada ao tronco encefálico. Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).
Sistema nervoso periférico: É formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao resto do corpo. Importante destacar que existem duas categorias de nervos: os cranianos e os raquidianos.
Nervos cranianos: distribuem-se em 12 pares que saem do encéfalo, e sua função é transmitir mensagens sensoriais ou motoras, especialmente para as áreas da cabeça e do pescoço.
Nervos Raquidianos: são 31 pares de nervos que saem da medula espinhal. São formados de neurônios sensoriais, que recebem estímulos do ambiente; e neurônios motores que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.
Neurônios
O tecido que forma parte do sistema nervoso central
...