OS DESASTRES RADIOATIVOS
Por: Gabyguh • 10/12/2019 • Projeto de pesquisa • 743 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
E.E. CAPITÃO VITÓRIO TOGNI
GABRIELA CARDOSO SANT’ ANNA
GISELE SARAIVA DE MENEZES
RHIAN GOMES DE OLIVEIRA
FLÁVIA THAÍS DE SOUZA
LAGO KARACHAY
DESASTRES RADIOATIVOS
Cabreúva, SP
2019
E.E. CAPITÃO VITÓRIO TOGNI
GABRIELA CARDOSO SANT’ ANNA
GISELE SARAIVA DE MENEZES
RHIAN GOMES DE OLIVEIRA
FLÁVIA THAÍS DE SOUZA
LAGO KARACHAY
DESASTRES RADIOATIVOS
[pic 1]
Professor Orientador: André Spina
Cabreúva, SP
2019
“Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre as ideias”.
Marie Curie
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Mapa de Identificação dos Locais 5
1. HISTÓRIA 6
Lago Karachay 6
Rio Techa 6
Uranio 6
Montes Urais 6
Lago Karachay – Seca do lado 1967 7
Cidade Ozyorsk 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
A radiação vem sendo estudada há décadas por grandes cientistas como Marie Curie, ela esta presente no nosso dia a dia de varias formas, seja na luz solar, aparelhos domésticos (como micro-ondas), aparelhos médicos (raio-x, tomografia) ou em forma de energia, porem, o mau manuseio dela pode causar vários acidentes fatais ao ser humano, como é o caso do lago Karachay, que resultou do uso irresponsável de elementos como uranio e plutônio, e resíduos radioativos.
[pic 2][pic 3]
- HISTÓRIA
Na antiga União Soviética havia uma cidade chamada Chelyabinsk-40, um centro de pesquisas de energia nuclear próximos aos Montes Urais uma montanha de extração de urânio. Devido ao pouco conhecimento sobre os perigos da radiação, os resíduos dessas pesquisas foram jogados no rio Techa, o problema é que esse rio era a única fonte de água da região, e, após alguns meses, os casos de câncer na cidade aumentaram devido à ingestão de água contaminada, alguns estudos foram feitos e apontaram que a radiação que estava no rio era o que causava as doenças. Decidiram então jogar o lixo radioativo em um lago da região e o lago escolhido foi o lago Karachay.
[pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
Em 1957 houve uma explosão de urânio na usina da cidade, 250 mil pessoas foram contaminadas, as autoridades só chegaram ao local 10 dias depois e só 1% dos instalados foram socorridos, os outros continuaram vivendo suas vidas normalmente, submetidos à radiação, devido ao vazamento, as árvores e o solo da região foram contaminados, em dois anos o lugar se tornou uma zona morta, o governo fez nada a respeito.
Outro desastre ocorreu em 1967 quando uma houve uma grande seca na região, a água do lago evaporou e o vento espalhou resíduos radioativos por uma área 250 mil km2, houve chuva ácida que afetou a vida de quase 500 mil soviéticos.
...