TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Componentes de um Microscópio

Por:   •  22/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O microscópio é um instrumento utilizado especialmente para poder visualizar elementos muito pequenos e que praticamente para a visão humana são imperceptíveis.
O tipo mais comum de microscópio criado foi o óptico, que consiste em uma ou mais lentes e permitem obter uma imagem ampliada do objeto e que funciona graças à refração. Alguns outros tipos de microscópio são: Simples ou lupa sua ampliação é de até 600 x, óptico ou composto com a ampliação de até 2000 x, eletrônico ampliação de até 2.000.000 x, Protônico ampliação até 1.000.000 x, dentre outros. Os componentes de um microscópio são as lentes oculares, tubou ou canhão, revólver ou tambor, objetivas (x4, 10x, 40x, 100x), platina ou mesa, condensador, charriot, diafragma e botões macrométrico e micrométrico.

Objetivo

Identificar cada componente mecânico e ocular, fazendo uma descrição das estruturas do microscópio, em seguida aprender a focalização e a calcular o aumento total do instrumento para a visualização de objetos.

Materiais e Métodos

Foi posto um pedaço de papel minúsculo sobre a lâmina, logo em seguida colocou-se a lamínula por cima, assim, preparando a lâmina para a observação.

Procedimento Experimental

Pegue a amostra que será um papelzinho bem minúsculo contendo uma letra impressa nele, coloque-o na lâmina em seguida cubra com a lamínula levando-a ao microscópio para a análise. Utilize as objetivas trocando-as para uma melhor visualização e nitidez, juntamente com a utilização dos componentes do microscópio como o charriot e os botões macrométrico e micrométrico para um melhor ajuste da análise.

Resultados e Discussão

Na primeira observação, com a objetiva de 40x de aumento, logo já se foi notado que a imagem se apresenta invertida, isso acontece pelo fato das lentes existentes no Revólver, pois as suas posições fazem com que haja essa inversão das imagens, essa objetiva oferece uma boa aproximação, entretanto, a nitidez e alguns aspectos característicos não são notáveis. Em seguida foi realizada a troca das objetivas, passando a utilizar a de 100x, no qual aparentou uma grande diferença, pois além de ter oferecido uma imagem bem maior, a nitidez e a aparição de aspectos característicos como pigmentos da tinta da letra presentes no papel foi possível de se observar, assim, quando substituída a lente de menor por uma de maior aumento, o comprimento e a largura da imagem duplicam de tamanho e já não conseguimos ver a figura completa.

Conclusão

Após conhecer o microscópio, suas estruturas e suas funções, é fácil poder manuseá-lo podendo utilizar para a análise de objetos onde a visão humana não é viável, onde foi possível na aula com o auxílio do professor ver pigmentos de tinta impresso no papel para a formação da letra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com