Os Fundamentos da Biologia Moderna
Por: julianabruner • 21/4/2021 • Artigo • 359 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
Há pouco mais de 60 anos os cientistas descobriram que os genes — informações hereditárias passadas de geração a geração - são constituídos pelo ácido desoxirribonucleico, abreviadamente chamado DNA (do inglês desoxirribonudeic acid). Desde então, o DNA vem sendo amplamente estudado e hoje sua sigla é um dos ícones da ciência.
O DNA é constituído por dois longos filamentos (cadeias) enrolados um sobre o outro, formando uma estrutura helicoidal que lembra uma escada de corda torcida. Por isso, costuma-se dizer que o DNA é uma dupla-hélice. Cada uma das cadeias do DNA é constituída por milhares ou mesmo milhões de unidades, os nucleotídeos, ligados em sequência. Os nucleotídeos do DNA são chamados de desoxirribonucleotídeos pelo fato de apresentarem em sua constituição o açúcar desoxirribose.
As duas cadeias de desoxirribonucleotídios de um DNA mantêm-se unidas por meio de ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) entre suas bases nitrogenadas. Essas ligações sempre ocorrem entre pares de bases específicos: a adenina liga-se unicamente à timina, por meio de duas ligações de hidrogênio (A =1), e a citosina liga-se unicamente à guanina, por meio de três ligações de hidrogênio (C = G). Devido a esse tipo peculiar de associação de bases, as duas cadeias de uma molécula de DNA são sempre complementares: um nucleotídeo com adenina em uma das cadeias sempre corresponde a um nucleotídeo com timina na outra cadeia, e vice-versa. Um nucleotídeo com guanina em uma das cadeias sempre corresponde a um nucleotídeo com citosina na outra cadeia, e vice-versa. Assim, se a sequência de bases de uma das cadeias de um DNA for ATTGCATGCGCATTACG, por exemplo, a outra cadeia apresentará, na região correspondente, a sequência complementar TAACGTACGCGTAATGC.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é a maior macromolécula celular, sendo formada a partir da união de nucleotídeos. Sua estrutura foi descoberta pelo biólogo norte-americano James Dewey Watson e pelo físico inglês Francis Harry C. Crick, em 1952. Segundo o modelo proposto por eles, uma molécula de DNA é constituída por duas cadeias paralelas de nucleotídeos unidos em sequência, formando uma dupla-hélice. Cada nucleotídeo é formado pela combinação de três componentes: fosfato, base nitrogenada (púricas: adenina e guanina; pirimídicas: timina e citosina) e o açúcar desoxirribose.
...