PERFUMARIA A ARTE DA EXTRAÇÃO
Por: Luana Granemann • 22/3/2016 • Artigo • 794 Palavras (4 Páginas) • 400 Visualizações
PERFUMARIA A ARTE DA EXTRAÇÃO
Escola de Educação Básica Maria Salete Cazzamali, Santa Cecília/SC, GERED: Curitibanos/SC, coordenadora: Eliane Mattos Rocha, Professora: Luana Carla Granemann Dal Gallo, luuanagranemann@hotmail.com, formação: Ciências biológicas; cursando pós em Ensino de Ciências e Graduação de química.
RESUMO: A arte de extração de perfumes foi bastante aprimorada pelos árabes há cerca de mil anos. Eles faziam essas extrações a partir de flores maceradas, geralmente em água, obtendo água de rosas e água de violetas, dente outras. Os aromam evocam memórias e, este aspecto pode significar algo muito importante no comportamento humano. Muitos de nós nos sentimos felizes quando sentimos o cheiro de uma fragrância que nos faz lembrar um querido parente, amigos ou conjugue. A fragrância que você escolhe, aprova e apóia a sua personalidade. O mais comum é que as pessoas que são extrovertidas escolhem perfumes fortes e marcantes, enquanto as tímidas optam por fragrâncias suaves e doces que lhes fazem passar despercebida. Diante deste fato decidiu-se desenvolver esse tema com os alunos 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação básica Maria Salete Cazzamali no ano de 2015. O objetivo do presente trabalho foi confeccionar um perfume artesanal preservando animais e vegetais, usando produtos sintéticos na fabricação do mesmo. O trabalho teve como intuito de demonstrar que a extinção de algumas espécies está dando a volta por cima, contar a linhagem de tempo da história dos aromas, benefícios que os perfumes trazem, a importância dos aromas sintéticos na preservação dos animais e vegetais, emoções e sentimentos relacionados ao cheiro, mitos e verdades sobre as fragrâncias, fabricação pelos alunos do perfume artesanal a base de eucalipto. O trabalho se mostrou de suma importância para o conhecimento a respeito dos aromas, sentimentos e emoções e a preservação da nossa fauna e flora. Portanto concluímos que os resultados obtidos foram os melhores possíveis : além de chamarem a atenção, conseguiu-se mostrar o quanto é importante a escolha da fragrância adequada a cada tipo de pele, pois ela pode revelar a personalidade de cada um. Para se chegar ao produto final, que é a fabricação de um perfume, foi necessário um conhecimento amplo daquilo que se buscava.
Palavra chave: perfume artesanal, aromas, sentimentos, preservação fauna e flora, biologia.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará o fascinante mundo dos perfumes, desde a sua origem, definição, funcionamento do mecanismo da química do cheiro, seus componentes básicos e composições químicas e biológicas das fragrâncias.
Trataremos também de algumas dicas úteis na hora da escolha do perfume certo, para cada tipo de pessoa.
E para concluir será explanada a melhor técnica de como se faz um perfume artesanal de baixo custo e de boa qualidade.
MATERIAL E MÉTODOS
Para realização desse projeto sobre perfumes foram escolhidos os alunos do 2º do ensino médio da E.E.B. Maria Salete Cazzamali, no município de Santa Cecília/SC.
A primeira etapa do projeto foi destinada a realização do trabalho pesquisa.
Na segunda etapa foram realizados os métodos para a preparação dos extratos de algumas plantas, os quais compreenderam os seguintes passos:
- Seleção de plantas.
- Maceração de cereais e óleo de amêndoas em álcool.
- Separação de liquido resultante do material vegetal.
Após a realização das extrações. Chegou – se a conclusão de que os materiais vegetais mais adequados para o nosso perfume eram de eucalipto, por ser extrato mais amadeirado.
...