PROJETO MULTIDICIPLINAR
Por: Jarbas Figueiredo • 18/3/2020 • Projeto de pesquisa • 2.426 Palavras (10 Páginas) • 317 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA JARBAS ALVES DE FIGUEIREDO FILHO
RA 1806041
BIOSEV BIOENERGIA S/A PIM I
SÃO JOAQUIM DA BARRA
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA JARBAS ALVES DE FIGUEIREDO FILHO
RA1806041
BIOSEV BIOENERGIA S/A PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador:
SÃO JOAQUIM DA BARRA 2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 06
- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 09
- A BIOSEV 10
- TECNOLOGIA E AGRECULTURA 10
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 11
- ENDOMARKETING 11
- TECNICAS DE INFORMÁTICA 12
- CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÃO 13
- REFERENCIAS 14
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver, de modo prático, os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso, por meio de uma análise de caso, aplicando percepções e conclusões adquiridas, através da metodologia dos fundamentos de administração, comunicação empresarial e de técnicas de informática nessa empresa de grande porte que se instalou no Brasil e que vem ganhando espaço no mercado em que atua, com base em pesquisa em seu site percebe se como a aplicação dessas mateiras vem contribuindo para que a empresa alcance seus objetivos no decorrer do ano.
Palavras-chaves : Administração, Comunicação, TI,
ABSTRACT
The present work aims to develop, in a practical way, the theoretical knowledge acquired during the course, through a case study, applying acquired perceptions and conclusions, through the methodology of the fundamentals of administration, business communication and computer techniques in this large company that has settled in Brazil and that has been gaining space in the market where it operates, based on research on its website, it is understood how the application of these materials has contributed to the company achieving its objectives throughout the year.
Keywords: Administration, Communication, IT
INTRODUÇÃO
- Denominação e forma de constituição
Razão Social: Biosev Bioenergia S.A Nome Fantasia: Biosev
Ramo de atuação
Empresa atua no ramo de: agroindústria, sucro-alcooleiro e energético utilizando como matéria prima a cana de açúcar.
Informações sobre o porte da empresa
Empresa de grande porte, que pertence ao Grupo Louis Dreyfus Company, se estabeleceu no Brasil quando adquiriu a primeira usina na cidade de Leme, interior de São Paulo, no ano de 2000, desde de então vem ganhando espaço no mercado que atua, e hoje é considerada a segunda maior empresa no ramo que atua.
Numero de funcionários
São mais de 17 mil colaboradores
Relação das filiais
São 11 unidades operacionais localizadas em diversas regiões do Brasil
Unidades Administrativas
- Centro Administrativo São Paulo
- Centro Administrativo Sertãozinho (SP)
Unidades Operacionais
- Santa Elisa - Sertãozinho (SP)
- Vale do Rosário - Morro Agudo (SP)
- MB – Morro Agudo (SP)
- Continental - Colômdia (PR)
- Leme – Leme (SP)
- Lagoa da Prata – Lagoa da Prata
- Passa Tempo – Rio Brilhante (MS)
- Maracaju – Maracaju (MS)
- Estivas - Arês (RN)
- Giasa – Pedras de Fogo (PB)
Unidade de exportação
- TEAG – Terminal de Exportação de Açucar do Guarujá - Guarujá(SP)
Principais Produtos
- Açúcar: No Brasil, as marcas comercializadas são Dumel e Estrela. O açúcar Estrela, principal marca do Rio Grande do Norte, também é vendido nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Para a indústria, a empresa fornece o produto em embalagens de 25 kg, 50 kg e 1.200 kg, nas variações açúcar líquido e invertido a granel.
Tipos de açúcar
- Açúcar cristal: obtido por meio da cristalização da sacarose do caldo extraído da cana, possui 99,7 graus de polarização e é destinado à indústria alimentícia e ao consumidor final;
- Açúcar líquido: obtido pelo processo de diluição do açúcar cristal e posterior tratamento, é uma solução destinada principalmente à indústria mais exigente em qualidade e processos de fabricação just in time;
- açúcar líquido invertido: produzido por meio da hidrólise ácida (inversão) da sacarose do açúcar líquido, tem maior concentração de sólidos totais e maior dulçor, além de poder ser armazenado por mais tempo do que o açúcar líquido;
- Açúcar VHP (very high polarization): produto bruto para exportação;
- Açúcar refinado: obtido pela dissolução e pela purificação do açúcar cristal, é um produto de alto grau de polarização destinado ao consumidor final ou às indústrias farmacêutica e alimentícia.
- Alcool:
- Etanol hidratado: álcool etílico com graduação alcoólica entre 95,1 e 96 GL, utilizado como combustível para veículos ou pelas indústrias químicas;
- Etanol anidro: álcool etílico com graduação alcoólica mínima de 99,6 GL, utilizado como aditivo à gasolina e também na fabricação de tintas, solventes e vernizes;
- Etanol Extra neutro, Neutro e Destilado Alcoólico Simples de Cana (DASC): produzido a partir do álcool etílico hidratado, sua característica é o baixo teor de impurezas, e é utilizado por indústrias de bebidas, cosméticos, químicas e farmacêuticas.”
- Óleo fúsel: subproduto do processo de destilação do álcool, é constituído principalmente de álcool isoamílico e utilizado na indústria química para a produção de solventes, vernizes e fixador em perfumaria, dentre outros.
- Energia Elétrica obtida através da queima de biomassas:
- A capacidade de cogeração é de 1.346 GWh ao ano, o que representa uma importante alternativa para a matriz energética do Brasil, de fonte limpa e renovável.
- A energia excedente é comercializada no mercado regulado, por meio de leilões, e no mercado livre, em contratos livremente negociados.
FUNDAMENTOS DE ADMINSTRAÇÃO
- A Biosev segue as normas legais e a legislação vigente em nosso país,registra todas as informações em balancetes, planilhas e controles internos de forma racional e legal , conforme Maximilian Weber, pois é uma empresa de visão, e missão buscaando resultados,os funcionários seguem um estatuto e os que se destacam na empresa recebem oportunidade de plano de carreira.
A produtividade dos canaviais medida pelo TCH atingiu 80,2 ton/ha no 9M18, um aumento de 0,8%.O crescimento é resultado das melhorias implementadas na gestão dos canaviais, das quais destacamos: (i) a execução disciplinada do plano de readequação dos varietais de cana; (ii) o emprego das melhores práticas agrícolas, que incluem a utilização de adubação líquida e foliar, ferti-irrigação e a adequação de processos e equipamentos visando otimizar a colheita mecanizada e reduzir o pisoteio e
...