Paleontologia
Por: loiraah • 6/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 296 Palavras (2 Páginas) • 556 Visualizações
9-
10-
11. Na bioestratigrafia, os critérios de classificação dos estratos são paleontológicos. Explique essa afirmativa.
Isso significa que interessa apenas a variação do conteúdo fossilífero na sucessão de estratos, que em teoria, deve refletir a evolução das espécies. As subdivisões fundamentais são as biozomas, que podem ser subdivididas em subzonas ou agrupadas em superzonas. Essas unidades são agrupadas de acordo com o nome de um ou dois fósseis característicos.
12. O que são biozonas? Quais os seus limites?
Biozonas são unidades estratigráficas que designam os estratos depositados durante o tempo de vida de uma dada espécie. Seus limites podem ser definidos por diferentes critérios, como aparecimento ou desaparecimento de certos taxa, pelos intervalos de abundancia máxima, pela combinação entre o aparecimento de alguns e desaparecimento de outros e também por vários tipos de associações entre os taxa.
13. A cronoestratigrafia classifica os estratos de acordo com sua idade. A idade da rocha (estrato) pode ser absoluta ou relativa. Conceitue datação absoluta e relativa.
Idade Absoluta: é expressa em anos (usando-se abreviações Ma = Milhões de anos; Ba ou Ga Bilhões de anos). Esta utiliza basicamente o radiômetro para datações absolutas, o qual se baseia no cálculo de tempo envolvido no decaimento de uma certa quantidade de isótopos desde o momento da cristalização de um mineral ou da solidificação de uma rocha. Este método pode ser aplicado a fósseis que apresentam carbono em sua composição, porém não mais antigos que 50 mil a 60 mil anos, porque a meia vida do isótopo é muito curta.
Idade Relativa: É utilizada na falta de datação absoluta. Nesta utilizam-se denominações como Período Devoniano, Era medieval, Período Colonial. Ou seja é a utilização da tabela de tempo geológico para determinar a idade do fóssil de acordo com a rocha em que este foi encontrado.
...