Pesquisa sobre o olho humano
Por: Jennifer santos freitas • 11/11/2020 • Relatório de pesquisa • 950 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
Pesquisa sobre o olho humano
Nome: Jennifer dos santos Freitas
2°ADM
O olho é um complexo e maravilhoso órgão do corpo humano o olho humano é capaz de captar a luz refletida por tudo que está em sua direção transformando essa luz em sinais elétricos e em conjunto com o sistema nervoso interpreta-la como uma imagem.
A entrada de luz no olho se dá pela córnea um tecido transparente que cobre toda a íris do olho. A luz passa pela pupila e atinge o cristalino, que atua como uma lente de focalização, fazendo todos os raios convergirem em um ponto na retina. [pic 1]
A retina é composta por milhões de células fotossensíveis que podem ser de dois tipos: os bastonetes e os cones. Os bastonetes são responsáveis pela percepção de claro e escuro, e os cones respondem pela percepção de cores. É na retina que os estímulos de luz são convertidos em impulsos eletroquímicos que serão transmitidos ao cérebro pelo nervo óptico. No cérebro, o córtex visual recebe os impulsos dos dois olhos, faz o processamento e completa a sensação visual. A informação enviada pelos dois olhos processada simultaneamente dá a percepção de profundidade.
[pic 2]
A percepção da cor é resultado da combinação das três cores que os três tipos de cones são capazes de detectar: vermelho, verde e azul.
A função da íris e da pupila não é apenas controlar a luminosidade que incide na retina, mas também regular a profundidade e o foco. Para focalizar objetos distantes ela se retrai e para objetos próximos o seu diâmetro aumenta, de maneira involuntária, mas altamente precisa, similar ao que vemos nas maquinas fotográficas com o controle de foco no diafragma.
Outros mecanismos do olho:
Esclera
A esclera, também chamada de esclerótica, é a parte branca do olho ligada à córnea. Fica localizada no globo ocular e tem como função a de dar proteção para as estruturas internas.
Conjuntiva
A conjuntiva é uma membrana mucosa, transparente e fina que tem a função de proteger a superfície do olho contra agentes externos e lubrificar o globo ocular.
Corpo ciliar
O corpo ciliar fica localizado atrás da íris. É responsável pela formação do humor aquoso, o qual é um dos fluidos intraoculares. Outra função dessa parte é a de manter a pressão ocular adequada e o formato esférico do globo.
Humor vítreo
Também chamado de corpo vítreo ou apenas vítreo, é uma estrutura gelatinosa e viscosa que ocupa a porção central do globo ocular. Seu volume médio é de cerca de 4 ml em cada um deles.
Coroide
A coroide é a camada média do olho que fica entre a esclera e a retina. Essa é uma membrana muito fina, pigmentada e vascularizada. Os vasos sanguíneos da coroide é que suprem as células da retina e da esclera com oxigênio e nutrientes. Por isso, essa estrutura é essencial para garantir a manutenção e, consequentemente, o bom funcionamento da visão.
Nervo óptico
O nervo óptico é formado a partir da união de fibras nervosas das células ganglionares da retina. Essa estrutura faz a conexão do olho com o cérebro.
Alguns problemas que podem ser desenvolvidos na visão
A hipermetropia é um distúrbio visual bastante frequente, um erro refrativo caracterizado pela perda de nitidez da imagem de objetos próximos, consequente da inadequação da focalização dos feixes de luz. Alguns casos de hipermetropia acontecem em idade avançada, quando surgem alterações no cristalino devido as trocas osmóticas.
...