Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Por: Pricila Leal • 20/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.182 Palavras (9 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
Universidade Paulista
Educação a Distância-EAD
Curso Tecnologia em Gestão Ambiental
PROJETO INTEGRADO ULTIDISCIPLINAR IV
ALUNA: PRICILA FARIAS LEAL
R.A: 0590421
[pic 2]
PARAUAPEBAS, PA
NOVEMBRO DE 2020
[pic 3]
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
CURSO EM GESTÃO AMBIENTAL
EAD
PROCESSOS MULTIDISCIPLINARES DA EMPRESA VALE S/A EM CARAJÁS/PARAUAPEBAS/PA
PRICILA FARIAS LEAL
RA: 0590421
[pic 4]
PARAUAPEBAS,PA
NOVEMBRO DE 2020
RESUMO
Este projeto analisa as atividades desenvolvidas na empresa mineradora Vale S/A, principalmente, no que concerne às disciplinas: Dinâmica das Relações Interpessoais, Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade e Química Ambiental. Com a intenção de fazer uma amostra de como a empresa está se comportando em suas práticas gestoras, em relação às matérias estudadas, fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em apostilas e vídeo aula.
Palavras-chave: Vale, Práticas Gestoras.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
A sustentabilidade ambiental empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente. Para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente, ela deve adotar uma série de práticas que conciliem seu crescimento econômico com as questões ambientais.
Dentro do contexto empresarial sabe-se que o meio ambiente é fonte de recursos produtivos, tais como matérias-primas, energia, solo, metais etc. Além disso, o processo produtivo tem como resultado outputs desejados, ou seja, os bens e serviços pretendidos, e indesejados, tais como resíduos e poluição. Deve-se discutir o desempenho das organizações sob diferentes enfoques, abordando-se não somente a competitividade econômica, mas também a competitividade ambiental (Bánkuti & Bánkuti, 2014).
Diferentes grupos de interesse (stakeholders), como governo, clientes e sociedade, começaram a atentar para responsabilidade ambiental e a exigir das empresas postura apropriada no que concerne ao meio ambiente (WEBER, 1999). O governo, por meio da imposição de leis mais rígidas relativas às atividades empresariais e suas interações com o meio ambiente. Clientes e sociedade, ao exigirem produtos, processos e serviços mais “limpos”, ou seja, com menor impacto negativo ao meio ambiente.
Ao se falar em gestão ambiental empresarial, as mineradoras estão entre as mais lembradas pela sociedade, devido ao seu alto poder de alteração dos meios físico e biótico
e ao processo de extração do minério, bem como dos passivos gerados ao longo do seu
processo de beneficiamento e posterior comercialização.
2. OBJETIVO:
O objetivo deste projeto integrado multidisciplinar é demostrar como a indústria mineradora se comporta inter-relacionando os fundamentos e as técnicas aprendidas nas matérias lecionadas no segundo semestre deste curso.
3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A empresa escolhida para desenvolver este trabalho acadêmico é a empresa mineradora Vale S/A.
A Vale S.A., criada como Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, foi constituída para garantir que o mercado internacional tivesse acesso às ricas jazidas de minério de ferro localizadas no Quadrilátero Ferrífero e, em menor medida, para criar as bases materiais que possibilitassem atender o projeto de industrialização no país (Triner, 2011).
Em 1967 foi descoberta maior jazida mineral de ferro do mundo em Carajás, desde então a Companhia Vale do Rio Doce, na época, hoje Vale, desenvolve sua atividade de extração, processamento e exportação de minério de ferro e outros elementos.
A Vale tem como um de seus pilares estratégicos incorporar a sustentabilidade ambiental aos seus negócios a partir da construção de legados econômicos, sociais e ambientais e da mitigação dos impactos de suas operações.
4. DADOS DA EMPRESA
Razão social:
Endereço:
Telefone:
CNPJ:
Site:
5. FUNCIONALIDADE:
6. FUNDAMENTOS A ECOLOGIA: ECOSSISTEMAS E BIODIVERSIDADE
Conforme Almeida (2002), uma empresa para ser sustentável deve buscar em todas as suas ações e decisões a ecoeficiência, procurando produzir mais e com melhor qualidade gerando menos poluição e utilizando menos recursos naturais.
7.
2. Descrição da Organização
2.1. Denominação e Forma de Constituição
Mineradora Ponte Alta
Estr. Munic. São Bento, s/n° Km 18,5
Bairro Taboão - Mogi das Cruzes - SP
cep: 08700-000
Tel: (11) 4285-0911
2.2. Histórico e Mercado Atuante
A Itaquareia Indústria Extrativa de Minérios Ltda., formada em 1968 com sede na cidade de Itaquaquecetuba - SP, é uma empresa consolidada no mercado de extração de minérios. Pioneira em tecnologia de extração de minérios e na preservação do meio ambiente, e junto com sua filial a Mineradora Ponte Alta vem atuando no fornecimento de suprimentos como: areia, pedra e pedrisco.
Contando com um quadro de 500 colaboradores e com uma produção de 1,8 milhões de toneladas de areia por ano.
3 Dinâmica das Relações Interpessoais
3.1 Motivação
Sabe-se que a falta de motivação interfere no comportamento enas atitudes do profissional e principalmente na comunicação e na relação interpessoal. A motivação também inclui o ambiente, que deve estimular o organismo e oferecer o objetivo de satisfação para o indivíduo.
A motivação começa com um único principio: entender e compreender o indivíduo que queremos motivar. Devemos partir desse princípio porque a motivação baseia-se em ajudar a suprir as necessidades sentidas por uma pessoa de forma consciente ou inconsciente.
Pode observar que os funcionários da empresa se encaixam em duas teorias estudadas: Teoria dos Dois Fatores (higiênicos e motivacionais) de Frederick Herzberg e a Teoria X e a Teoria Y de Douglas McGregor.
3.2 Teoria dos Dois Fatores (higiênicos e motivacionais)
As condições físicas são importantes para a indústria, pode observar os funcionários trabalhando respeitando os seus limites, todos usam uniformes e equipamentos de proteção, passando a imagem de seriedade da empresa. Uma grande parte dos funcionários, são humildes moradores locais e não possuem formação média. Todos recebem valor maior que o salário mínimo, participações anuais de lucro e possuem Conta Salário, que são depositados rigorosamente aumentando a motivação, fato descrito por eles mesmos. Os diretores da empresa realizam visitas constantes a mineradora e o relacionamento entre eles se dá de forma harmoniosa visando o bem estar e a produtividade. São fornecidos aos funcionários que se destacam oportunidades de melhores cargos e cursos profissionalizantes integralmente fornecidos pela empresa.
3.3 Teoria X e Y
Esse tipo de teoria não é aplicada pela empresa, mas sim praticada por alguns funcionários, relacionando as atitudescom as teorias onde;
Teoria X é autocrática, alguns evitam responsabilidades, preferem ser dirigidos, para a realização da maioria das tarefas precisam ser orientados, vigiados. Suas motivações são o salário e a segurança, geralmente ocupam os cargos básicos e não buscar a evolução profissional.
Teoria Y é democrática, o individuo gosta de trabalhar, possui capacidade de auto orientação e autocontrole, são responsáveis, criativos e competentes e são motivados pela autorrealização. Geralmente os funcionários que possuem essas características são os lideres e os operadores de máquina.
3.4 Liderança
Os lideres servem como modelos para a equipe e para a organização. O exercício da liderança requer habilidade de compreender os elementos que produzem a motivação necessária dos liderados. Essa percepção encontra-se relacionada a observar os detalhes, por exemplo, dar um sorriso, fazer um cumprimento, dizer palavra certa no momento correto, mais do que a adotar sofisticadas técnicas comportamentais e gerenciais.
“Espera-se do líder a habilidade para sustentar a visão nos momentos em que dificuldades contribuem para enfraquecer o ânimo das pessoas.” (FIORELLI, 2004, p.208).
O líder da Mineradora Ponte Alta exerce de forma democrática suas atividades, o grupo trabalha em conjunto, são feitas reuniões onde cada opinião é absorvida e discutida para a melhor realização das atividades.
Segundo as informações coletadas, quase não ocorrem conflitos, e quando ocorrem de forma leve, os conflitantes resolvem rapidamente entre si.
A Mineradora Ponte Alta não realiza pesquisa de clima organizacional.
4. Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade
A EcologiaIndustrial baseia-se na metáfora que advém de retirar da análise do funcionamento dos ecossistemas naturais lições úteis para gerir melhor os sistemas industriais em sentido mais lato, ou seja, a sociedade que caracteriza as economias modernas e industrializadas.
Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais que por diversos meios reciclam vários elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e depois, fazem o processo contrário, ou seja, trazem esses elementos dos organismos para o meio ambiente. Avaliando a utilização da água pela empresa, pode-se notar que é feita através de ciclo natural e reuso, ela é extraída de minas naturais na própria empresa sendo lançada nos barrancos, feito isso ela é encaminhada por tubos e coletada em tanques sendo reutilizadas no processo de extração. E também pela evaporação se transformando em chuva, dando continuidade no ciclo. Esse sistema demonstra a preocupação que a empresa possui com as fontes não renováveis. O resultado da extração é um resíduo popularmente como lodo, esse resíduo é deslocado através de canos para as antigas áreas de extração, ou buracões, esse resíduo é naturalmente compactado até determinada altura, onde a terra extraída anteriormente é colocada sobre essa superfície, gerando assim a recuperação da área degradada. Outra preocupação sobre os poluentes foram a troca dos motores gerados por combustíveis fosseis que geram altos índices de poluição, por motores elétricos. A própria empresa investe em ações sustentáveis como projetos de captação da água de chuva e a mínima utilização de equipamentos poluentes. Gerando assim funcionários ecologicamente corretos.Podemos comparar as atividades industriais da empresa com o ecossistema onde; Como produtores fornecem a areia como matéria prima ou alimento. Os consumidores envolvem a parte da construção civil que utilizam e se alimentam desta matéria, e os decompositores que podem ser citados como os programas de reciclagem e reuso destes materiais dando inicio a um novo ciclo.
5.Quimica Ambiental
A empresa extrai da natureza sua matéria prima, através de dragas. Em um certo momento pode se pensar que o impacto ambiental gerado é grande, mas ao analisarmos os dados obtidos vimos que:
Os efluentes líquidos são mantidos em circuito fechado
As mínimas fontes de poluição atmosféricas da empresa são controladas de uma forma que atendem os padrões ambientais.
O pátio e as áreas de movimentação de máquinas e veículos são pavimentados, de forma a impedir a emissão de poeiras fora dos limites de propriedade da empresa.
Os resíduos sólidos gerados no empreendimento são armazenados adequadamente em conformidade com as normas estabelecidas pela ABNT, e dispostos em locais aprovados pela CETESB.
A manutenção e operação do sistema de drenagem de águas pluviais são mantidas em condições adequadas, sendo as águas coletadas encaminhadas para caixas de decantação da área de extração, assim evitando o carreamento de sólidos para os corpos de água.
Possuem Estação de Tratamento de efluentes na cidade de Mogi das Cruzes
Foi constatado que em nenhum setor da empresa existem concentrações de poluentes acima dos limites de tolerância.
A poluição gerada pelas máquinas e motores era controlada pelo próprio sistema de escapamento e filtros.
Visando a diminuição dos poluentes todo omaquinário da empresa foi trocado por maquinas e motores movidos a energia elétrica.
6. Gestão Ambiental
O grupo Itaquareia no qual a Mineradora Ponte Alta faz parte, desenvolve para o seu quadro de funcionários treinamentos, palestras, e visitas a outras instituições para que os mesmo possam adquirir uma conscientização ambiental, passando valores que utilizados em serviço possam ser transportados para a vida social.
Para a Itaquareia, a Responsabilidade Socioambiental, um dos valores do desenvolvimento sustentável, se consolida a cada dia como um princípio essencial para um futuro melhor.
Tendo isso em vista, em meados de 2010, criou-se um instituto responsável por canalizar essas ações. A iniciativa resultou na criação do “Abaré Socioambiental”, uma associação sem fins lucrativos que visa divulgar e promover a conscientização socioambiental nos municípios em que atuam os associados, visando estimular práticas de desenvolvimento sustentável. Atualmente, o Abaré possui alguns projetos, os quais a Itaquareia é participante assídua.
No Programa “Abaré Sustentável”, que envolve os projetos relacionados à preservação do meio ambiente, a Itaquareia realiza o gerenciamento dos resíduos sólidos, desempenha plantios e faz doação de mudas, coleta óleo de cozinha saturado junto aos colaboradores, tendo arrecadado desde 2011 11 mil litros, participa e realiza atividades durante a semana do meio ambiente, entre outros.
O Projeto “Abaré ensina” está relacionado às atividades de absorção de conhecimento, como o curso de Pintura em Tecido em Santa Isabel que beneficia 30 pessoas da comunidade.
Realiza todo ano o “Abaré em ação”, um dia de serviços gratuitos àcomunidade, envolvendo atividades de cultura, lazer, entretenimento e orientações.
Com o projeto “Conheça”, o Abaré, juntamente com a Itaquareia, nos últimos dois anos, abriu suas portas para pouco mais de 450 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, adultos e universitários, visando oferecer conhecimento ao público externo sobre a área de mineração de areia para construção civil e responsabilidade ambiental. E por fim, através do programa “Abaré para todos”, “Abaré Solidário” e Legislação de Incentivo Fiscal desenvolve e patrocina projetos de cunho social.
8. CONLUSÃO
Estamos conscientes de que com a visita à empresa, analisando os temas abordados, correlacionando os junto as disciplinas aprendidas neste semestre, que a Mineradora Ponte Alta exerce de forma consciente suas atividades no ramo que a exerce, fatores esses que colocam o grupo como referencia tanto no comportamento que exerce sobe o seu quadro de colaboradores, questões ecológicas e preocupações ambientais. As técnicas que são utilizadas serviram de grande importância para o crescimento intelectual dos alunos e serão de grande importância para o nosso futuro profissional.
...