RELATÓRIO AULA PRÁTICA: Sistema Nervoso Autônomo
Por: marytorresc2929 • 22/10/2019 • Relatório de pesquisa • 823 Palavras (4 Páginas) • 1.445 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
MARIANA TORRES CAVALCANTE
NATANAELE ALCANTARA MOREIRA
PAULO ROBERTO DA COSTA OLIVEIRA
RAILA MARIA DE JESUS PEREIRA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
Sistema Nervoso Autônomo
Sobral-Ceará
2019
1.INTRODUÇÃO
O presente relatório é composto por uma descrição da aula prática realizada com os alunos da turma da T7. A aula foi orientada pela professora Andrine Navarro que ministra a disciplina de Neurociência II no curso de Bacharelado em Psicologia.
Foi efetivada a aula pratica ao Laboratório de Fisiologia, porém, para análise, a equipe em destaque realizou alguns experimentos para podermos compreender os reflexos patelar, reflexo aquileu, sensibilidade externa e reflexo corneal, utilizando alfinetes, martelo de borracha e lanternas.
A aula pratica teve como objetivo observar a funcionalidade do Sistema Nervoso Autônomo em nosso organismo, através dos experimentos pelos quais fomos submetidos. Desenvolvendo uma visão ampla sobre o assunto estudado, compreendendo que o Sistema Nervoso Autônomo é o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente e também a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão.
Um exemplo é quando o indivíduo entra em uma sala com um ar-condicionado que lhe dá frio, o sistema nervoso autônomo começa a agir, tentando impedir uma queda de temperatura corporal, seus pelos se arrepiam, ele começa a tremer para gerar calor. Ao mesmo tempo ocorre vasoconstrição nas extremidades para impedir a dissipação do calor para o meio.
O sistema nervoso autônomo ajuda muito nesse controle porque é o responsável, entre outras funções, pelas respostas reflexas, controla a musculatura lisa e permite o aumento da pressão arterial, o aumento da frequência respiratória.
2.OBJETIVOS
A aula prática teve como objetivo estudar algumas manifestações do sistema nervoso autônomo, tais como reflexos somáticos e autônomos do homem, observando o funcionamento do mesmo.
3.METODOLOGIA
A metodologia utilizada na aula pratica foram através de experimentos, nos ajudando a compreender os reflexos patelar, reflexo aquileu, sensibilidade externa e reflexo corneal, e foram utilizados alfinetes, martelo de borracha e lanternas.
4.RESULTADOS
No primeiro procedimento realizado, a primeira avaliada teve seu joelho esquerdo estimulado e de acordo com o procedimento feito, obteve seu estimulo patelar. Já no joelho direito apresentou pouco estimulo. A segunda avaliada apresentou estímulos patelar tanto no joelho esquerdo como no direito.
O segundo procedimento foi realizado pela a equipe testando a sensibilidade nos tendões de aquiles, a primeira avaliada apresentou pouco estímulos no pé esquerdo e no pé direito. Já a segunda pessoa, apresentou sensibilidade normal em ambos os pés.
O terceiro procedimento realizado foi através de estímulos sensoriais, utilizando alfinetes, a primeira avaliada apresentou pouco estímulos sensoriais, já a segunda apresentou no pé esquerdo mais sensibilidade do que no pé direito.
Realizamos também o procedimento de dilatação de pupila, onde foi utilizado uma lanterna, os dois resultados foram positivos, sendo ele observado com a pessoa focada no pensamento, onde, quando esta tentando formar a imagem a pupila não responde.
...