RESENHA LIVRO DO CIÊNTISTA MARCELO GLEISER
Por: hitalo22 • 19/7/2016 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 1.009 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ - SOURE
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
RESENHA DO LIVRO “O LIVRO DO CIENTISTA” DE MARCELO GLEISER
Docente: Prof. Drª Cinthya C. B. Arruda
Discentes: Hitalo Christhoffer Alamar Melo
Maria Ranielle Borges Da Costa
Soure – Pará
2016
Identificação do Texto:
GLEISER, Marcelo. O Livro do Cientista. 1 Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 96 p.
Credenciais do Autor:
Marcelo é um dos principais autores de divulgação científica no Brasil. Também escreveu o livro A Harmonia do Mundo e outras publicações. É pesquisador e professor de astronomia e física. O motivo pelo qual escreveu essa obra foi a paixão pela ciência, escrevendo livros de variados gêneros literários, como a ficção e o romance, abrangendo vários públicos.
De início, o autor relata a sua história de vida e a paixão pela ciência, seu pai era dentista e queria que ele fizesse faculdade de engenharia química, porém, não era esse seu sonho, o pai achava que a ideia de ser cientista era arriscada para o futuro profissional de Marcelo. Foi então que por um momento decidiu seguir o conselho do pai, cursou por dois anos engenharia química, entretanto, ele não tinha uma certa familiaridade no laboratório, pois preferia assuntos mais exóticos, como a Teoria da Relatividade de Einstein, os buracos negros, os elétrons, a radioatividade e a origem do universo.
A obra leva o leitor a uma viagem no tempo, relatando a sua trajetória pessoal, da ciência no Brasil e no mundo, citando os principais filósofos e cientistas de diversas áreas, como da biologia, astronomia, genética, matemática e química. Tudo isso começa antes mesmo da ciência existir, onde as dúvidas como “Como a terra surgiu?”; “E os homens, animais e plantas?”, eram respondidas através do conhecimento religioso.
O autor apresenta experimentos e pensamentos dos pesquisadores e filósofos tais como: Isaac Newton, Charles Darwin, Albert Einstein, Antonie Lavoisier, entre outros. No decorrer do tempo a ciência buscou soluções às dúvidas, porém não existe uma explicação final sobre tudo, pois as respostas não são totalmente concretas.
A ciência para Gleiser era algo apaixonante, ele dizia que todo cientista namora a natureza, assim como ele, seu pai entendeu que era realmente aquilo que ele queria “Contar as estrelas”. Para um cientista a natureza é como se fosse a sua vida, ele procura sempre estar ligado fisicamente e psicologicamente à ela.
O livro traz uma temática interessante atraindo leitores de todas as faixas etárias, por conter ilustrações e uma linguagem objetiva que ajuda a compreender com facilidade as histórias das descobertas, trazendo pinturas antigas, imagens de satélite, gráficos e mapas.
REFERÊNCIAS
GLEISER, M. O Livro do Cientista. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
...