Resenha Marcelo Gleiser Por Que Ensinar física
Casos: Resenha Marcelo Gleiser Por Que Ensinar física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marconimm • 12/12/2013 • 508 Palavras (3 Páginas) • 1.095 Visualizações
O texto em questão tem uma escrita simples e de fácil entendimento para o leitor. O autor tenta mostrar no texto, que não há mistério no ensino da física. Segundo o autor física é um processo de descoberta do mundo natural e de suas propriedades e que a tradução de um fenômeno observado em símbolo faz-se necessário no ensino da física. No texto, ele tenta explicá-la por meios de materiais simples, e fácil acesso para o professor e entendimento dos alunos como um exemplo: “... se o estudante ou professor não possui um carro use uma bicicleta para discutir conceitos básicos da física Newtoniana. Se uma bicicleta não estiver disponível use os galhos das árvores”.
O autor, ainda, cita quatro pontos, que para ele são importantíssimos para professores e alunos: questionamento metafísico, integração com a natureza, cidadão do mundo e a paixão pela descoberta. Sendo esse ultimo o mais importante dos quatros, pois sem paixão não há motivação nem na parte do professor e nem do aluno. Pois tem que fazer de nossas aulas de física que cada aula aconteça uma nova descoberta. O autor conclui, com a junção dos quatro pontos citados por ele e aplicados na educação o ensino da física seria mais atrativo tanto para o professor e o aluno não seria, apenas, memorização de fórmulas.
O texto descreve um novo método de ensinar física, fugindo um pouco da didática de ensino praticado pela grande maioria dos professores principalmente de física que é: professor, quadro-negro, formulas e alunos e muitas coisas às vezes passa despercebido aos olhos do aprendiz então o autor sugere que o professor passar a usar ferramentas de fácil acesso e alguns conceitos, como a integração de novas tecnologias para ajudar na sala de aula. O autor diz que o discente poderia usar experimentos simples, como explicar o Movimento Harmônico Simples com um pendulo feito de barbante e pedra, e usando esse para mostrar ao aluno a beleza da ciência. Pois se o mesmo for esperar incentivo e material didático adequado para melhorar o aprendizado dos alunos ele nunca o fara então a sugestão do autor e que o professor de física seja criativo que a meu ver é possível de se fazer falta só o mesmo um planejamento adequado a fim de melhorar as aulas de física
Esse artigo é focalizado para os professores de física, que querem fornecer ao seu aluno uma didática agradável e fácil entendimento, para que o aprendizado se concretize, pois como é sabido hoje e exigido dos estudantes que os mesmo ao concluírem o ensino médio tenham habilidades e competências referentes à disciplina que os mesmo aprenderam durante sua permanência da Educação Básica e que esse aprendizado seja sólido.
Marcelo Gleiser, Professor de Física do Dartmouth College em New Hampshire USA, e autor dos livros A Dança do Universo e Retalhos Cósmicos (Cia. das Letras). É ainda colunista de divulgação científica da Folha de São Paulo e colabora no Globo Ciência.
Marconi Martins Monteiro, graduando do Curso de Ciências Naturais – Física, UEPA, 2013. marconi2004@bol.com.br
...