TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimental Química geral e inorgânica – FBX 5001 Reações Químicas

Por:   •  1/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório experimental                                                        Química geral e inorgânica  – FBX 5001

Reações Químicas

Laura Mucellini Lautert, Ana Cristina Alves Batista e Júlia da Silva Ghesla

Universidade de Caxias do Sul

Introdução

Uma reação química é uma transformação da matéria a qual ocorrem mudanças significativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. A reação é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita. Existem vários critérios para classificar reações químicas, um deles relaciona o número de substâncias que reagem e o número de substâncias produzidas.

Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto. A + B → C

Reação de análise ou decomposição: nessa reação uma única substância gera dois ou mais produtos. A → B + C

Reação de simples troca ou deslocamento: ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta. A + XY → AY + X

Reação de dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação. AB + XY → AY + XB

As equações devem ser equilibradas para refletir a lei de conservação da matéria, que afirma que átomos não são criados ou destruídos no decorrer de uma reação química normal.

Objetivos

 Os experimentos realizados nesta aula prática tiveram como objetivo demonstrar as características das reações químicas. Os mesmos evidenciaram as diferentes formas de classificar, equacionar e denominar as variadas reações.

Procedimento experimental        

         Prática 8 - CRITÉRIOS PARA DETECTAR REAÇÕES QUÍMICAS

Desprendimento de gás: Em um tubo de ensaio 10 gotas de vinagre e após isso após adicionamos 2 limalhas pequenas de magnésio.

Mudança de cor: Em um tubo de ensaio colocamos 10 gotas de solução de sulfato de cobre e após adicionamos 10 gotas de uma solução de hidróxido de sódio 1mol/L.

Aparecimento de um sólido: Em um tubo de ensaio colocamos 20 gotas de uma solução de água de cal e após com auxílio de um canudinho sopramos dentro da solução.

Prática 9 - TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS

Reações de síntese: Usando o Bico de Bunsen, queimamos uma tira de magnésio com auxílio de uma pinça e recolhemos o produto resultante em uma cápsula de porcelana, com o auxílio de um bastão de vidro adicionar 2 Ml de água e agitamos.

Reações de simples troca ou deslocamento: Em um tubo de ensaio grande foi inserido um pedaço de bombril, após isso, ao colocar 20 gotas de uma solução de CuSO4.

Reações de decomposição ou análise: Em um tubo de ensaio colocamos 10 gotas de uma solução de HCl 6mol/L. Após adicionarmos uma ponta de espátula de carbonato de cálcio.

Reações de dupla troca: Em um tubo de ensaio colocamos 10 gotas de solução de carbonato de sódio e após isso adicionamos 10 gotas de uma solução de cloreto de bário.

Prática 10 - REAÇÕES QUÍMICAS EM SOLUÇÃO AQUOSA

Em tubos de ensaio colocamos as substâncias:

A) Nitrato de prata 0,1 mol/L

B) Cloreto de sódio 0,1 mol/L

C) Acetato de chumbo II 0,1 mol/L

D) Iodeto de potássio 0,1 mol/L

E) Cromato de potássio 0,1 mol/L

F) Sulfato de sódio 0,1 mol/L

G) Cloreto de bário 1%

H) Hidróxido de sódio 1 mol/L

I) Cloreto de cobre

J) Cloreto de ferro III 0,1 mol/L

K) Cloreto de cálcio 0,1 mol/L

L) Carbonato de sódio 0,1 mol/L

Após as misturamos com elas mesmas:

A + B; C + D; A + E; F + G; H+ J; K + L; J + L; H+I.

Discussões e Resultados

A oxidação ocorre em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Através da prática, foi possível perceber que o magnésio em contato com o ácido acético se oxida, isso acontece devido a perda de elétrons.

Mg + 2 CH3COOH → Mg(CH3COO)2 + H2

Neste experimento observamos que além da solução precipitar (deposição do hidróxido de sódio) ocorreu a mudança de cor do sulfato de cobre (azul fraco → azul forte). Essa alteração física geralmente é resultado de uma oxirredução, ocorrendo a formação de cátions que fornecem a cor característica.

CuSO4 + 2 NaOH → Cu(OH)2 + Na2SO4

Em primeiro instante, quando assopramos a água de cal, a mesma entrou em contato com gás carbônico e deu origem ao ácido carbônico.

H2CO3 → H2O + CO2

Após o ácido carbônico reagir com a água de cal, formou-se o carbonato de cálcio. Com isso, a substância formada entrou em contato com uma solução aquosa, a mesma ficou turva com precipitado.

Ca(OH)2 + H2CO3 → CaCO3 + 2 H2O

Já na segunda prática, observamos que as reações de síntese ou de adição ocorrem quando duas ou mais substâncias reagem, produzindo uma única substância. A prática realizada em aula, queima de uma fita de magnésio, pode ser classificada como síntese total, pois corre entre duas substâncias simples (o magnésio da fita e o gás oxigênio do ar), formando o óxido de magnésio.

2 Mg(s) + 1O2 → 2 MgO(s)

Quando o restante do magnésio que ficou retido na pinça entrou em contato com a água, formou-se o hidróxido de magnésio.

MgO + H2O → Mg(OH)2

Ao reagir com a solução de CuSO4 observou-se a oxidação da esponja de aço, a qual adquiriu uma cor avermelhada. Isso ocorre porque a substância simples retira da substância composta uma nova substância simples (simples troca).

Fe + CuSO4 → FeSO4 + Cu

Com a decomposição entre HCl e o carbonato de cálcio, obteve-se a formação de ácido carbônico e cloreto de cálcio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com