Relatório Química
Por: * SouDroid • 2/12/2018 • Resenha • 669 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALVADOR
LUIZ GUSTAVO
PAULO CESAR
RESUMO:
Biodiesel: Possibilidades e Desafios.
Feira de Santana
2018[pic 2]
LUIZ GUSTAVO
PAULO CESAR
RESUMO:
Biodiesel: Possibilidades e Desafios.
Relatório apresentado junto ao curso de Engenharia Civil, para a Professora Simara Melo, à disciplina de Química Geral, e é classificada como atividade avaliativa para obtenção da média semestral
Feira de Santana
2018
Resumo[pic 3]
Após a revolução industrial e o fim da era da energia renovável teve como marco inicial o uso do carvão mineral. Depois do aumento das reservas mundiais, o petróleo originou-se como a principal fonte de energia; emitindo grandes quantidades de gás poluentes considerando esgotável provocou constante variação e preço.
Pode-se definir biocombustível como todo produto útil para geração de energia, e de biomassa; tais quais o biodiesel e o bio-óleo principais combustíveis obtidos a partir do óleos e gorduras.
Biocombustíveis para a substituição do diesel
Inventor do motor diesel, conhecido como Rudolph Diesel, utilizou em seus ensaios petróleo cru e óleo de amendoim, pois ele acreditava que os motores poderiam ser alimentados com óleo ou gorduras para contribuir com o desenvolvimento da agricultura nos países que utilizassem.
Com o final da guerra mundial e a normalização do mercado de petróleo, o biodiesel e o bio-óleo foram temporariamente abandoados. Mas logo após na década de 1970 com a sucessivas crises no mercado internacional do petróleo ele finalmente ele retorna a cena como principal alternativa ao diesel.
O biodiesel é uma mistura de ésteres de ácido graxos com monoalcoóis de cadeia curta, como os metanos ou etanol. Essa mistura obtida pelos processos de transesterificação ou esterificação é a que vem sendo comercializada no Brasil, com o nome de biodiesel. Já o bio-óleo é uma mistura de hidrocarboneto e compostos oxigenados.
Assim, além de ter propriedades físico-químicos semelhantes às do diesel, a sua composição química lembra bastante a desse combustível fóssil.
Óleos e gorduras
Óleos e gorduras são substancias classificadas como lipídeos sendo encontradas em tecidos animais ou vegetais. São constituídos por uma mistura de diversos compostos químicos, sendo os mais importantes os ácidos graxos e seus derivados, tais como mono-; di – ou tri-acilglicerideos; e fosfatidios.
O grau de insaturação e o tamanho da cadeia estão diretamente relacionados com as propriedades físicos e químicos desses compostos; um bom exemplo é o ponto de fusão que diminui drasticamente com aumento do número de dupla ligações.
...