Relatório de Tópicos de Invertebrados
Por: marilayzac • 26/3/2019 • Relatório de pesquisa • 2.364 Palavras (10 Páginas) • 280 Visualizações
Aluna: Marilay Jacqueline zachesky RA1750916
Relatorio de tópicos de invertebrados
Aula 1 :
Nesta aula de laboratório foi estudados varias lâminas de protozoários, Reino Protista.
No inicio da aula foi comentado a respeito das lâminas, as quais são usadas para melhor visualização de estruturas pequenas. Também foi falado a respeito do uso do microscópio , o qual deve ser primeiramente ligado e vai estar posicionado no menor aumento; colocamos a lâmina na base do microscópio e vamos aumentando as lentes até conseguir observar.
Primeira lâmina: Euglena veridis
Nessa primeira lâmina, foi observado o flagelado euglena, a qual possui um flagelo bastante longo e único. Sua coloração é verde devido a presença dos cloroplastos, os quais realizam fotossíntese.
Segunda lâmina: Leishmania sp
Nessa lâmina foi observado também a presença do flagelo; uma parte mais escura corada que é o núcleo , que contem o material genético.
Terceira lâmina: Giardia lamblia
A giárdia possui vários flagelos , observa-se também a presença de 2 núcleos, corados fortemente.
Quarta lâmina: Trypanossoma cruzi
Também é um flagelado, mas observa-se na lâmina que ele possui uma membrana ondulante, para ajuda-lo na natação, na lâmina observamos que ele encontra-se no meio de várias células .
Sexta lâmina: Filo Choanozoa
Conforme a professora ressaltou na aula, provavelmente foram eles que deram origem aos animais.
Na lâmina observa-se que eles são coloniais, e que existe um pedúnculo .
Sétima lâmina : Ciliados
Aqui nesta lâmina observou-se o Paramecium sp , tem a forma de um chinelo, a diferença é que encontramos cílios como forma de locomoção. Ao redor dele podemos ver inúmeros cílios . e dentro dele temos os vacúolos alimentares, que fagocitam o alimento.
Oitava lâmina: Ciliados
Nesta lâmina observou-se a formação de cirros, que são flagelos mais rígidos .
Nona lâmina: Amebóides
Amoeba sp., foi observada na lâmina a presença dos pseudópodes para seus deslocamento, na imagem vista na lâmina ela estava realizando fagocitose.
Décima lâmina: foraminíferos
Também são um tipo de ameboides, e os foraminíferos são de grande importância pois deixaram resíduos fosseis para estudos. O que se observa na lâmina são os reticulópodes , que são pseudópodes diferenciados, são mais finos.
Decima primeira lâmina: Axópode
Nesta lâmina observa-se outro tipo de pseudpode , que são chamados de axópodes, são mais resistentes e rígidos.
Decima segunda lâmina: Volvox sp.
Protista, no qual observa-se na lâmina em forma de colônia , dentro dele vemos pequenas esferas que são as colônias filhas , as colônias tem formato esférico .
Décima terceira lâmina : Cistos
Nesta lâmina observou-se o Toxoplasma sp. Cistos ,o qual forma cistos de coloração bem roxa, bem demarcada, esse cisto é uma forma latente preservada.
Aluna: Marilay j. Zachesky ra 1750916
CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. – Reino Protista.
Nesta aula de laboratório sobre reino protista, pude acompanhar que os protozoários apesar de não serem animais, seu estudo é muito importante para se entender a evolução .
Outro fato muito interessante, é que a maioria se caracteriza pelo seu processo de locomoção sejam flagelos, cílios, pseudopodes, .
Falando rapidamente sobre cada um deles, pode se citar informações como:
- na euglena, que realiza fotossíntese para conseguir energia, mas também tem a característica de buscar outras fontes de energia que não seja pela fotossíntese através de seus cloroplastos;
- Leishmania sp., responsável pela leishmaniose, que é uma doença que afeta cães e humanos , uma doença do tipo visceral pois ataca órgãos do corpo.
Muitos protozoários são estudados devido a sua grande importância relacionada a área médica.
- Giardia lamblia possui um formato bem característico, como se na lâmina ela tivesses “dois olhos” que são na realidade seus dois núcleos
-Trypanossoma cruzi- causador da Doença de Chagas, possui como forma de movimentação além dos flagelos as membranas ondulantes, o que facilita o seu deslocamento pela corrente sanguínea.
-Filo Chonozoa – muito interessante sobre ser a possível origem dos animais, ele pode estar livre ou fixado através do pedúnculo .
Paramecium sp – é um dos ciliados mais estudados, cheio de cílios ao seus redor, possui vacúolos em forma de estrela que auxiliam na eliminação da água.
Amebóides – são caracterizados por se locomovorem através dos pseudópodes, e temos diferentes formas de pseudopodes, como no caso dos reticulópodes , que são pseudópodes mais finos e que contribuíram muito para a ciência pois deixaram resíduos fosseis que no caso foram o grupo dos foraminíferos. ; outra variação dos pseudoópodes são os axópodes , que são estruturas bem mais rígidas.
Volvox sp. – protista que vive em colônia, ou seja há uma divisão das tarefas.
Toxoplasma sp. – causador da doença toxoplasmose, que se caracteriza pela formação de cistos latentes quando há falta de alimento.
Relatório aula prática tópico de invertebrados - Aula 2
Aluna: Marilay j. Zachesky ra 1750916
Nesta aula foi observado o Filo Platyhelminthes e Filo Nematoda
A observação foi realizada através de lâminas.
Começou-se o estudo pelos platelmintos. A primeira lâmina que foi estuda da Planária:
Nesta lâmina foi visto que ela tem formato característico de seta , além disso vemos a cabeça da planária que possui grande concentração de células nervosas. Abaixo há a presença da faringe, a qual pode ser evertida.
...