Relatório de fermentação alcoólica
Por: Adrianne Alves • 20/9/2018 • Relatório de pesquisa • 598 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
Fermentação alcoólica
A fermentação é um processo de produção de energia sem a presença de oxigênio, ou seja, um processo anaeróbio.
A fermentação alcoólica é um tipo de reação química realizada por leveduras, que agem sobre os açúcares produzindo etanol e CO2. As leveduras participam no processo de fermentação devido a presença de enzimas em seu sistema biológico. As enzimas são conjuntos de proteínas que fazem reações catalíticas. As transformações químicas decorrentes dessa ação são promovidas por milhares de enzimas que atuam catalisando a conversão de substratos em produtos específicos.
Materiais Utilizados
- Sacarose
- Glucose
- Lactose
- Frutose
- Xilose
- Arabinose
- Água
- Erlenmeyer
- Espátula
- Fermento biológico seco
- Bexigas
- Banho-maria
- Refratômetro de bancada
- Caldo de cana
- Algodão
Prática 01
Objetivo: Verificar diferentes fontes de carbono com levedura para a produção de etanol.
Procedimentos: Em um Erlenmeyer foi feita uma solução de água e uma das fontes de carbono. Foram adicionados 2g da substância em 40 ml de água, e esse processo foi repetido para todas as outras substâncias. Sendo assim, havia um erlenmeyer com solução de glucose, lactose, frutose, xilose, arabinose e sacarose. Havia, ainda, outros dois recipientes com solução de sacarose e um com água, para ser o “zero” do experimento.
Foram adicionadas aproximadamente duas colheres de fermento biológico seco em cada erlenmeyer, e eles foram fechados com uma bexiga. Depois, os recipientes foram levados a banho-maria a 30ºC. Dos três tubos de sacarose, um foi ao banho-maria, outro foi colocado em uma estufa a 45ºC e outro na geladeira, a 4ºC.
Prática 02
Objetivo: Fermentação alcoólica.
Procedimentos: Para esse procedimento, foi necessário o uso do refratômetro de bancada. Fez-se a limpeza do aparelho. Depois, algumas gotinhas de água foram adicionadas para zerar o aparelho. O grau brix é 1g de açúcar para cada 100g de solução, ou seja, 1% de açúcar. Se a solução tivesse grau brix acima de 14%, seria necessário fazer uma diluição. Se fosse abaixo de 14%, seria necessário adicionar sacarose.
Algumas gotas do caldo de cana foram adicionadas e, quando se fez a leitura, o grau brix foi aproximadamente 18%. Então, foi necessário fazer uma diluição.
Para fazer a diluição, foram adicionados aproximadamente 318 ml do caldo de cana em 82 ml de água. Foi feita a leitura dessa diluição no refratômetro novamente e a porcentagem ideal foi alcançada.
Depois, em um erlenmeyer, foi adicionado os 400ml da diluição e fermento biológico, em uma proporção de 2,5g de fermento para cada 100ml de solução. Sendo assim, 10g do fermento foram adicionados. O recipiente foi vedado com algodão e colocado em um ambiente escuro e em temperatura ambiente, durante 24h.
...