A Organização das células é basicamente feitas através das biomoléculas
Por: eneiculkw • 25/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.427 Palavras (6 Páginas) • 405 Visualizações
Com base nas leituras propostas nas Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir:
1) Faça um resumo comparando todas as biomoléculas estudadas, destacando as
semelhanças e diferenças entre estas, além das funções que desempenham nas células
A organização das células é basicamente feitas através das biomoléculas.
As biomoléculas são divididas em: água, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos. Essas moléculas com exceção da água são formadas a partir da ligação de várias unidades de um tipo molecular simples
A água é considerada o “solvente universal”. Ela está presente em maior quantidade na maioria das células, sejam animais ou vegetais. Todas as reações químicas, transportes de substancias e comunicações celulares ocorrem através da água. Podemos dizer que sem a água não há vida. A água possui propriedades químicas que a tornam extremamente importante para as células. Muitas substâncias na bioquímica têm uma afinidade pela água, outra propriedade importante da água para a manutenção da vida é sua capacidade de formar pontes de hidrogênio, seja com outras moléculas de água, seja, com outros tipos de moléculas. A água também esta presente na maior parte da superfície da terra formando oceanos, rios, mares, geleiras e lagos.
Os carboidratos ou sacarídeos são componentes essenciais de todos os organismos vivos, e a classe mais abundante de moléculas biológicas. Essas moléculas são muito importante como fontes de energia para as células, participando diretamente do metabolismo, além de desempenhar papel no armazenamento de energia, como constituinte estrutural de células animais e vegetais e constituinte importante de membranas celulares. Os carboidratos podem ser divididos em três grupos principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos são açucares mais simples, incluindo a glicose que é o açúcar encontrado na maioria dos seres vivos, a frutose que é o açúcar da fruta e a galactose, a do leite.
Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos; assim temos a sacarose, que é a união da glicose com a frutose, sendo encontrada na beterraba e na cana-de-açúcar, a lactose que é a união da glicose com a galactose, encontrada no leite; e a maltose, que é a união de duas maltoses encontrada nos cereais.
Os polissacarídeos são abundantes na natureza, suas principais funções são funcionar como reserva de energética para células vegetais e animais (amido e glicogênio), e como componente estrutural em plantas e animais (celulose e quitina). São formados por uma longa cadeia de monossacarídeos.
Os lipídios são biomoléculas orgânicas constituídas por longas cadeias de hidrocarbonetos apolares, por este motivo insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona e benzeno. Os lipídios são as gorduras encontradas no corpo humano. Eles têm importante papel biológico funcionam como componente estrutural das membranas celulares, como reserva de energia, como isolante térmico, como precursor na síntese de hormônios dentre ouras funções. Os principais grupos de lipídios são:
Os ácidos graxos que são os lipídios de reserva energética, formados por uma longa cadeia de carbono e linear, que contem em uma extremidade um grupo de carboxila que lhe confere caráter polar, podendo ser saturados, ligações simples, ou insaturadas contendo uma ou mais ligações.
Os fosfolipídios são os componentes das membranas celulares, membrana plasmática, envoltório nuclear, retículo endoplasmático, mitocôndrias etc. são formados por duas cadeias de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol e um grupo fosfato. São responsáveis pelo transporte de varias substancias através das mesmas.
Os esteróides são compostos cíclicos formados por ácidos graxos e alcoóis, sendo mais conhecido deles o colesterol, responsáveis pela síntese de vários hormônios, como a testosterona, o estrogênio e a progesterona. Importante na constituição das membranas plasmáticas, presente em gorduras animais, responsável pela formação de placas de deposito nos vasos sanguíneos, originando a aterosclerose.
As proteínas são macromoléculas formadas a partir da polimerização de vários aminoácidos unidos através de ligações peptídicas. São consideradas as mais importantes do corpo humano, necessárias para todas as funções básicas das células, compostas por unidades repetidas de aminoácidos especificas as quais caracterizam sua estrutura e função. Pequenas mudanças na seqüência de aminoácidos de uma proteína podem alterar completamente sua estrutura e conseqüentemente sua função biológica. Os alimentos como leite, carne e ovos são ricos em proteínas, podemos encontras proteínas com função estrutural como a elastina e o colágeno, com função de transporte como a hemoglobina, com função protetora como os anticorpos, os hormônios como a progesterona e a insulina dentre outros. As proteínas apresentam, devido as suas diferenças individuais, características morfológicas peculiares.
Estrutura Primara: é determinada pela seqüência de aminoácidos que constitui a proteína, duas proteínas podem ter o mesmo numero de aminoácidos com seqüências diferentes. Estrutura Secundaria: é a formada a partir do arranjo espacial dos aminoácidos que formam a proteína.
Estrutura Terciária: é formada pelo arranjo tridimensional das partes da proteína com as estruturas secundarias que podem fazer vários tipos de dobras e interações entre si.
Estrutura Quartanária: este tipo de estrutura tridimensional ocorre quando a proteína é formada por mais de uma cadeia polipeptídica, e resulta da interação espacial entre estas cadeias. Existem proteínas que são formadas apenas por aminoácidos e são chamadas de proteínas simples, no entanto outras podem se encontrar associadas a moléculas diferentes como lipídios, carboidratos e ácidos nucléicos. Estas são chamadas de proteínas conjugadas e são denominadas lipoproteínas, glicoproteínas e nucleoproteínas.
...