Acidente Quimico em Bhopal
Por: lucasyoshimine • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 503 Palavras (3 Páginas) • 607 Visualizações
Introdução
A tragédia de Bophal é considerada o pior desastre industrial da historia. Estima-se que cerca de quinhentas mil pessoas foram expostas aos gases e não se sabe ao certo o numero de mortes relacionadas, estima se algo em torno de dez mil mortes diretas, e cerca de cento e cinquenta mil pessoas sofrem com danos causados a exposição até hoje.
A Tragédia
O Desastre aconteceu na madrugado dia 03 de Dezembro de 1984 na fabrica de pesticidas da Union Carbide. Uma seqüência de erros ocasionou um grande desastre químico.
1°) Foi iniciado um drenagem da tubulação da planta sem os devidos cuidados – alguns tanques deveriam ser isolados antes do inicio do procedimento. Sendo assim, com o entupimento de alguns drenos a água foi diretamente para o tanque onde o MIC (gás tóxico) estava armazenado, iniciando uma reação em cadeia, liberando calor que resultaria em uma explosão do tanque.
2°) Após o inicio da reação a pressão elevada dentro do tanque não pode ser identificada pois os equipamentos estavam descalibrados, sendo assim, não foram tomadas nem uma medida de contenção.
3°) Para evitar que a temperatura no sistema dos tanques se elevasse existia um sistema de refrigeração, que, estava desligado. Caso estivesse funcionando o acidente poderia ser evitado ou suas proporções diminuídas. Com o elevado calor o tanque não explodiu, mas, a válvula de segurança foi liberada e cerca de 35 toneladas do gás MIC foram liberados na atmosfera.
4°) Na planta existia um sistema de purificação de ar que também estava desligado. Caso estivesse funcionando esse sistema diminuiria a quantidade de gases liberados. Após liberado o gás foi levado pelo evento para a cidade onde varias pessoas morreram em pouco tempo asfixiados (cerca de 3000).
5°) Os sistemas de alerta da planta estavam desativados (sirenes, luzes), sendo assim a população não foi avisada do vazamento. Além disso não foram divulgadas quais produtos vazaram dificultado o uso de medicação correta.
O resultado dessa seqüência de erros foi a morte direta de três mil pessoas, exposição de quinhentas mil pessoas ao gás e causa de invalidez de cerca de cinqüenta mil pessoas.
A empresa Union Carbide se defendeu na época relatando sabotagem.
Após 25 anos do acidente, em 07 de Junho de 2010 o governo da Índia condenou 8 funcionários da empresa como culpados.
Conclusão
A partir da análise dos documentos e vídeos usados como referência concluímos que o acidente foi previsível e fruto de uma sequencia de erros humanos que, poderiam ser facilmente evitados se os procedimentos padrões fossem seguidos e observados.
O poder de criação e destruição do homem é ilimitável. Uma sequencia de erros causou a morte e danos a milhares de pessoas e seus descendentes. Sendo assim é imprescindível que regras e normas sejam seguidas para diminuir riscos e perigos.
Referencias Bibliográficas
- www.oglobo.com. Índia condena responsáveis por vazamento de gás. Disponível em oglobo.globo.com/mundo/india-condena-responsaveis-por-vazamento-de-gas-que-matou-milhares-ha-mais-de-25-anos-2998229. Acesso em 23/03/2014.
- www.youtube.com. Acidente químico em Bophal. Disponível em youtube.com/watch?v=YMhmcbecB9Y. Acesso em 22/03/2014.
- www.quimica.net. Acidentes explicados pela ciência. Disponível em quimica.net/emiliano/artigos/2010setembro-bhopal.pdf. Acesso em 22/03/2014.
- veja.abril.com.br. Nuvem de morte dentro da noite indiana. Disponível em veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_12121984.shtml. Acesso em 23/03/2014.
...