As Técnicas de Laboratório
Por: arfbafasd • 21/10/2021 • Relatório de pesquisa • 596 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
INTRODUÇÃO
Para entender as técnicas de laboratório, é preciso primeiro usar as vestimentas adequadas,tais como jaleco de manga comprida, luvas e óculos de proteção, evitando acidentes, que podem ocorrer a qualquer momento da prática.
O laboratório utiliza diversas vidrarias e equipamentos que devem ser usados de forma correta para garantir a qualidade dos resultados, estando eles devidamente calibrados para não gerar erros.O equipamento utilizado pelo laboratório deve atingir a exatidão exigida e cumprir com as especificações relevantes para a realização dos ensaios. Devem ser definidos critérios de aceitação/rejeição (máximos e mínimos aceitáveis) que permitam analisar os resultados das calibrações (1, 2)
Saber operar e utilizar adequadamente cada um desses equipamentos é imprescindível para o sucesso da prática.Por exemplo o Tubo de Ensaio serve para reações químicas em pequena escala resistindo ao aquecimento em chama direta; Béquer :é usado para misturar, dissolver, pesar ou deixar substâncias em repouso. Pode ser aquecido sobre tela de amianto; Erlenmeyer: e sua forma cônica evita perdas de líquido devido à agitação,podendo ser aquecido em chapa elétrica ou bico de gás sobre tela de amianto e Balão volumétrico que usado na preparação rigorosa de soluções. Não deve ser aquecido para não descalibrar. O traço de aferição é uma marca no colo do balão com a qual deve coincidir a parte inferior do menisco líquido.
OBJETIVOS
Entender e introduzir técnicas do dia a dia referentes ao uso de vidrarias e equipamentos no laboratório com auxílio de experimentos,e também instruindo assim o pensamento científico na análise dos dados coletados, tais como determinação de volume, massa, peso etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com a utilização da pipeta e uma pera, é pipetado diferentes volumes de água em 5 tubos de ensaio diferentes, lembrando que a pipeta tem que estar preenchida por completo.Em seguida é adicionado corante nos tubos de ensaio 2(0,26ml) 3(0,40ml),4(0,55ml)5,(0,80ml).
Conforme o experimento, é possível analisar tonalidades diferentes do corante em cada tubo de ensaio, por conta da concentração de corante colocada em cada tubo,sendo a do tubo 1 a mais fraca(maior concentração de água do que corante) e a do tubo 5 a mais forte(maior concentração de corante do que de água).
Em um segundo experimento, que é igual ao primeiro no entanto com maiores volumes de água e de corante, é possível uma visualização mais clara do processo, analisando bem e verificando o processo de diluição adequado e uso correto das pipetas e peras no laboratório
Com o uso de uma pipeta volumétrica(de maior precisão) e um balão volumétrico,é preparada uma solução, transferindo a solução corada(10 ml) para o balão volumétrico, em seguida é preenchido o balão volumétrico com água e auxílio de uma pipeta,para ficar homogêneo a solução foi agitada.
Com o uso de uma bureta,lavá-la antes com água(repetir o processo se for necessário),e de antemão deixar a torneira fechada,assim é preenchido ela com água, calibrando ela com uso de béquer e uma proveta.
Com o uso de um tubo de ensaio e um bico de bunsen,regular a chama para uma combustão completa, aquecer de forma que vai movendo o
...