As Vitaminas de acordo com sua solubilidade
Por: Jeferson Bonfadini • 1/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 389 Visualizações
[pic 1]
ESTUDO DIRIGIDO
Instituição: Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Curso: Fisioterapia Fase: 1ª Turma: 1004
Disciplina: Bioquímica Código: SDE0024 Data: 25/04/17
Aluno: Jeferson Luis Bonfadini_
Muitos organismos são incapazes de sintetizar certas substâncias essenciais e portanto, estas substâncias devem fazer parte da dieta destes organismos, estas substâncias são as vitaminas e os sais minerais. Então responda:
Questão 1
O que são vitaminas?
As Vitaminas são substâncias reguladoras, compostos orgânicos muito importantes e necessários ao crescimento, na reparação dos tecidos e no funcionamento orgânico, essências para reações metabólicas específicas no meio celular e vitais para o funcionamento dos órgãos.
Questão 2
Como são classificadas as vitaminas de acordo com sua solubilidade?
As vitaminas são classificadas em Hidrossolúveis com solubilidade em água e lipossolúveis com solubilidade em lipídeos.
Questão 3
Quais os tipos de vitaminas que são solúveis em água? Elas podem ser ingeridas em excesso? Por que?
As Vitaminas que são solúveis em água são as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B12) e a vitamina C. Elas podem sem ingeridas em excesso, pois o que não for armazenado pelo organismo é excretado pela urina.
Questão 4
Quais os tipos de vitaminas que são insolúveis em água? Elas podem ser ingeridas em excesso? Por que?
As vitaminas que são insolúveis em água são as vitaminas A, D, E e K. Estas vitaminas não podem ser absorvidas em excesso, pois não são facilmente excretadas pelo organismo e tendem a se acumular provocando intoxicação.
Questão 5
Fale sobre a importância das vitaminas lipossolúveis A e K, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.
A vitamina A possuí diferentes funções dentro do organismo humano, atuando na visão e formação dos tecidos. As fontes de vitamina A são fígado bovino, leite, frutas e legumes amarelos. A falta de desta vitamina pode causar secura da camada da córnea do globo ocular e a cegueira noturna. Já o excesso, pode causar perda de hemoglobina, problemas com a coagulação sanguínea, descalcificação óssea, enfraquecimento e irritabilidade.
A vitamina K é importante para a formação, desenvolvimento e manutenção dos ossos, para a coagulação do sangue, para a síntese de proteínas plasmáticas, para a boa eficiência dos rins e na manutenção dos tecidos. Podemos encontrar em folhas verdes e óleos vegetais. A falta pode causar dificuldades de coagulação, problemas na absorção intestinal, calcificação da cartilagem e má formação dos ossos ou depósito de sais de cálcio na parede das artérias. Já em excesso, pode causar falta de ar e dores torácicas.
Questão 6
Fale sobre a importância das vitaminas do complexo B e vitamina C, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.
O complexo B é formado por várias vitaminas que coexistem em alguns alimentos e que se complementam para fazer a manutenção da saúde. As vitaminas que fazem parte do complexo são B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico, B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina). Ele é importante pois ajuda na manutenção do sistema imunológico, circulatório e nervoso, na construção de anticorpos, na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. A falta pode causar debilidade muscular, paralisia, transtorno do sistema nervoso, problemas digestivos e insuficiência cardíaca. Já em excesso, provoca a diminuição da absorção e alterações no metabolismo. Podemos encontrar em cereais integrais, produtos de soja, verduras folhosas em geral, derivados do leite, carnes, melão, uva e ameixa.
...