O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Por: Gabriel Nascimento • 30/9/2018 • Artigo • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 346 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
1.1IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO, DO ACADÊMICO, DO SUPERVISOR/ORIENTADOR E DO LOCAL
O estágio supervisionado em Nutrição Clínica (ESNC) foi realizado pela estagiária Jan Costa, Maria Aparecida Rodrigues de Assis e Rose, do 8° período do curso de graduação em Nutrição da Universidade Nilton Lins, Manaus-Amazonas. Foi iniciado no Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto tendo como supervisora/orientadora de campo a nutricionista Veridiana.
2 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
O período de realização de estágio em nutrição clínica iniciou no dia 06 de agosto de 2018 e foi concluído no dia 14 de setembro de 2018, totalizando 330 horas.
3 OBJETIVOS DO ESTÁGIO
Desenvolver competências e habilidades necessárias para o desempenho do profissional de nível superior apontados pelo perfil do Curso de Nutrição, no que se refere às dimensões do conhecimento e domínio a serem apreendidos, oportunizando, ao acadêmico, meios para que possa estabelecer relação entre ensino, pesquisa e extensão em forma de estágio curricular.
4 DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Inicialmente o Estágio Obrigatório Supervisionado em Nutrição Clínica foi realizado no Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, que fica localizado na Av. Mário Ypiranga, 1581 - Adrianópolis, Manaus - AM, 69057-000, foi inaugurado em 20/12/1985 pelo o prefeito de Manaus Amazonino Mendes, que convidou o governador Gilberto Mestrinho para inaugurar o hospital. Amazonino, que tinha sido indicado/nomeado prefeito por Mestrinho dois anos antes, entrega o hospital ao povo manauara às vésperas de deixar o cargo e passar para Manoel Ribeiro que tinha ganho a eleição pelo voto direto pouco mais de 30 dias antes deste evento. Atualmente o Hospital 28 de Agosto é da alçada estadual, mas, o que poucos sabem, é que foi construído pela prefeitura de Manaus numa época em que tínhamos apenas o hospital Getúlio Vargas para atender praticamente toda a população. O nome do hospital foi em alusão a Lei de Anistia, que foi sancionada em 28 de Agosto de 1979.
[pic 1]
Figura 1: Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto
O Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto é uma unidade de atendimento à saúde do tipo Hospital Geral, estando cadastrado no Ministério da Saúde sob o número 2013649 e que está apta a prestar serviços de Oftalmologia, Hemograma, Exame de Sangue, Exame de Urina, Exame de Anemia, Exame de Fezes, Exame de Diabetes, Exame de Hepatite, Exame de DST/HIV/Aids, Exame Toxicológico, Exame da Tireoide T4 Livre/TSH, Exame de Colesterol, Exame de Gravidez, Oftalmologia, Fisioterapia, Teste Ergométrico, Exame Holter 24 horas, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Eletroneuromiografia, Videoeletroencefalografia, Potenciais Evocados, Atenção Domiciliar (Home Care), Hemoterapia, Tratamento de Doenças Renais, Farmácia, Terapia Intensiva, Cardiologia e Tratamento Cardiovascular, Urgência e Emergência, Traumatologia e Ortopedia, Suporte Nutricional, Endoscopia, Transplante, Radiografia, Radiografia com Contraste, Angiografia, Mamografia, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea, Ressonância Magnética, Ultrassonografia, Medicina Nuclear à população.
O setor de nutrição e dietética do Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto conta com o trabalho de duas nutricionistas, segundo dados coletados com a nutricionista Veridiana, a qual atua na função de chefe do setor de nutrição e dietética, é responsável pelo ambulatório de cirurgia bariátrica e pela clínica médica. A segunda nutricionista, Vânia Passero, é responsável pela clínica cirúrgica, pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), clínica ortopédica, Programa de Atendimento Domiciliar(PAD) e pela nutrição enteral. Cada nutricionista é responsável pelo atendimento de 145 leitos. O quadro de funcionários do setor de nutrição é composto por 21 pessoas, sendo 3supervisores, 15 escriturários e 1 estagiária de nutrição.
Cozinha Geral e Dietética Segundo informações fornecidas pela nutricionista Veridiana, a produção dietética do 28 de Agosto é realizada por uma empresa terceirizada, que produz 36 tipos de dietas orais, entre especiais e padronizadas, tais como: líquida restrita, líquida, líquida completa hiperprotéica com 1800 calorias, pastosa, dieta para diabetes mellitus, para diarreia, branda, hipercalêmica, hipolipídica, dieta para hipercolesterolemia e pobre em gordura saturada, hipopurínica/hiperucemia, hipossódica, hipoprotéica, laxativa, pobre em resíduos, dieta para úlcera péptica, dieta rica em ferro, hiperprotéica e hipercalórica, rica em cálcio, pobre em potássio, antiemética, dieta para iodo terapia, sem lactose, sem glúten, dieta para imunodeprimidos severos, pobre em vitamina K, para gastrectomia, dieta para gastroplastia, paradisfagia, dieta branca, dieta para dosagem de ácido vanil mandélico, dieta para enema opaco, paracintilografia miocárdica, para colonoscopia e dieta livre. A princípio as dietas são prescritas pelo médico responsável pelo paciente, porém, ela pode ser modificada pelas nutricionistas sempre que necessário. Os suplementos, geralmente, são prescritos pelas nutricionistas, conforme o diagnóstico clínico e nutricional do paciente.
A terapia de nutrição enteral é subsidiada pelo SUS, são produzidas pelo setor de nutrição enteral cerca de 20 a 30 dietas via sonda e são distribuídas para os andares destinados, onde é administrada aos pacientes, pela equipe de enfermagem, o sistema atual de administração das sondas é aberto, tanto as dietas em pó quando as líquidas A prescrição da nutrição enteral é realizada pelo médico, que por sua vez repassa ao setor de nutrição enteral, que verifica o estado nutricional do paciente e a fórmula da dieta adequada a ser administrada, conforme seu quadro patológico e nutricional do mesmo. No hospital são servidas cinco refeições de 4 em 4 horas por dia para os pacientes (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), para os pacientes que recebem suplementos há dois horários de colação (manhã e tarde).
...