PORTIFOLIO ANATOMIA
Por: FABIANA EGGERT • 17/8/2019 • Trabalho acadêmico • 3.406 Palavras (14 Páginas) • 646 Visualizações
[pic 1]
Fabian Eggert – 8024889
Biomedicina (Bacharelado)
Professor: Alexandre Alberto de Nanir Rodrigues
Claretiano Centro Universitário
[pic 2]
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ-RO
2018
1) Definir anatomia, anatomia sistemática ou sistêmica, anatomia segmentar, anatomia de superfície, anatomia funcional, anatomia aplicada, anatomia radiológica e anatomia comparada.
Anatomia é o estudo da morfologia, arquitetura, estrutura e ultraestrutura do corpo humano, através da dissecação de corpos humanos ou em peças produzidas industrialmente, voltadas para esse fim, com o objetivo de entender como funciona o organismo humano. A anatomia se subdivide em: anatomia sistemática ou sistêmica, anatomia segmentar, anatomia de superfície, anatomia funcional, anatomia aplicada, anatomia radiológica e anatomia comparada. Anatomia Sistemática ou Sistêmica é o estudo micro e macroscópico dos sistemas orgânicos do corpo humano, como por exemplo, o sistema nervoso, sistema respiratório, sistema circulatório, e demais sistemas, de forma analítica, para que se possa entender o seu funcionamento em um contexto geral. Anatomia Segmentar é o estudo micro e macroscópico do corpo humano se divide em segmentos, sendo eles: cabeça, pescoço, tronco, um par de membros superiores e um par de membros inferiores. Cada segmento do corpo humano se divide em regiões e sub-regiões. Engloba também, o estudo das organizações e relações de várias estruturas sistêmicas, como músculos, nevos, veias, artérias, entre outros. Anatomia de Superfície estuda o corpo humano a partir de sua superfície, apenas com a visualização dos relevos e depressões existente no mesmo, sem dissecar o organismo, apenas observando os marcos anatômicos que correspondem as estruturas internas. Anatomia Funcional estuda o funcionamento dor órgãos e do corpo humano, estabelecendo relações entre as várias estruturas dos diferentes sistemas do organismo. Também pode ser designada como anatomia fisiológica. Anatomia Aplicada é o estudo da aplicação prática dos conhecimentos anatômicos em todas as profissões da área da saúde, mas principalmente na medicina, pois é fundamental no diagnostico e tratamento de doenças. Anatomia Radiológica é o estudo das estruturas anatômicas através de imagens de raios X sobre o corpo humano. Alguns exemplos são: radioscopia, seriografia, cinerradiologia, colangiografia operatória, ultra-sonografia, tomografia, ressonância magnética, angiografias, arteriografias, urografias, entre outras. Anatomia Comparada é o estudo comparativo entre os órgãos e sistemas humanos e dos animais não humanos.
2) Conceituar nomenclatura anatômica.
A palavra anatomia vem do grego “ana” que significa “parte” e “tome” que significa “cortar”, ou seja, cortar em partes. As nomenclaturas anatômicas são termos próprios da anatomia, universais (com adaptações para cada idioma), e suas abreviações, usados para designar cada parte do corpo, seja ela macro ou microscópica.
3) Definir a posição anatômica de estudo.
É uma posição padronizada do corpo, criada para evitar que estruturas anatômicas fossem descritas de forma variada pelos autores. Caracteriza-se pelo indivíduo em pé, em posição ereta, com a face voltada para a frente, olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para a frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. Independente de o indivíduo estar deitado em decúbito ventral, dorsal, ou lateral, a descrição anatômica sempre descreverá o individuo em posição anatômica de estudo.
4) Explicar os planos de delimitação e os planos de secção do corpo humano.
Os planos de delimitação delimitam e seccionam (dividem) o corpo humano. Os planos de delimitação são: Plano ventral ou anterior (tangente ao ventre), Plano dorsal ou posterior (tangente ao dorso), Planos laterais direito e esquerdo (tangentes aos lados do corpo), Plano cranial ou superior (tangente à cabeça), Plano podálico ou inferior (tangente à região plantar), Plano caudal que limita o tronco isoladamente, tangente ao vértice do cóccix (recebe esse nome, pois em outros animais o cóccix é um osso análogo à cauda). Os planos de Secção do corpo humano são: Mediano ou Sagital (divide o corpo em dois lados: direito e esquerdo), Frontal ou Coronal (divide o corpo em duas partes: ventral e dorsal), Transversal, Horizontal ou Axial (divide o corpo em duas partes: superior e inferior).
5) Explicar os eixos anatômicos.
São linhas imaginárias traçadas no indivíduo, sendo os três principais eixos anatômicos: o ântero-posterior, que se projeta perpendicularmente ao plano frontal e se estende no sentido anterior para posterior, também chamado de sagital, possibilita os movimentos de abdução e adução, entre eles estão às articulações dos ombros, e do quadril; o crânio-caudal, que se projeta perpendicularmente ao plano transversal e se estende de cima para baixo ou ao contrário, possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação medial. Também pode ser chamado de Longitudinal, e está entre eles as articulações dos ombros e dos cotovelos; e o látero-lateral, que se estende de um lado ao outro do corpo, e se projeta perpendicularmente ao plano sagital, também conhecido como Transversal ou Horizontal e possibilita os movimentos de flexão e extensão. Entre eles estão às articulações dos ombros, e dos cotovelos.
6) Estabelecer as relações entre os eixos e os planos de secção.
Os planos de secção são como linhas imaginárias que orientam "cortes imaginários" no corpo humano, sendo os principais: Plano Transversal, Plano Mediano, Planos Sagitais, Planos Frontais. Os eixos anatômicos tem a função de ligar esses planos, o Eixo Vertical liga o centro do plano superior com o centro do plano inferior, o Eixo sagital antero-posterior liga a parte de trás com a parte da frente do corpo, e o Eixo Transversal, passa do lado direito até esquerdo (ou vice versa).
...