Porque a criação de um Sistema Único de Saúde foi uma necessidade em 1988?
Por: Fernando Agostini • 5/9/2017 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 628 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: SAÚDE COLETIVA
TAREFA – UNIDADE 2
Fernando de Souza Agostini – 822272
Nádia Bassi – 821868
José Eduardo Facio – 816880
Murilo Marques de Souza – 821747
Fernanda Gabriela Dias Lima - 820950
Profª. Me. Débora Cristina Modesto Barbosa
Profª. Me. Tatiana Lemos de Almeida Mestriner
Ribeirão Preto - SP
2016
Porque a criação de um Sistema Único de Saúde foi uma necessidade em 1988?
A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, aconteceu durante um processo de redemocratização do país. Antes da criação do SUS, havia um sistema de saúde que atendia, no setor público, pacientes que tinham direito aos Institutos de Assistência, então quem não tinha direito e acesso a esses Institutos, tinha que ser atendido em outros sistemas paralelos, os sistemas públicos, estaduais e municípais. Com a chegada do SUS (como o nome já diz), unificou o acesso da população a tudo isso e, a partir de alguns principios, tornou o sistema aberto a toda e qualquer pessoa, sem a necessidade de comprovação de vinculo com alguma instituição, e esse é o motivo do SUS ter se tornado universal.
E para entermos os principios do SUS precisamos analizar as suas caracteristicas principais:
Universalidade – Deve atender a todos gratuitamente de acordo com a sua necessidade.
Integralidade - Deve atuar de maneira integral, de forma holística, a fim de prestar assistência, objetivando a promoção da saúde, prevenção e cura da doença
Descentralizado - Deve permitir aos níveis estadual e municipal coordenar as ações de modo que a implantação do SUS esteja de acordo com seus princípios.
Racional - Deve-se disponibilizar ações nos diferentes níveis de atenção, atentando para as características da clientela em cada setor, a fim de suprir e solucionar suas necessidades.
Eficaz e Eficiente - Deve ser capaz de solucionar o problema de quem o procura, ou seja, garantir qualidade e resolutividade do serviço.
Democrático - Deve permitir a participação de todos os segmentos envolvidos com o sistema, ajudando a delimitar a política no seu nível de atuação, auxiliando no melhor modo de administração que garanta qualidade de vida e do serviço à comunidade.
O que o Sistema de Saúde traz de positivo e o que ainda é negativo?
Os principais pontos positivos do SUS são: A universalidade do atendimento, a igualdade no atendimento e a distribuição gratuita de remédios para a população.
O pontos que ainda continuam negativos são: As faltas de médicos, a demora no atendimento e a demora para conseguir uma consulta com um especialista.
Referencia Bibliográfica:
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL - UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO Á SAÚDE. TAPAJÓS. Renato.Niterío: RJ: sd, 2006. Acesso internet dia 24/09/2016 https://vimeo.com/154203730 (1 H.); dur, 01:02:35min.
POLIGNANO, Marcus Vinícius. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. Disponível em: www.saude.mt.gov.br/arquivo/2226
...