RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO DETERMINAÇÃO COLORIMÉTRICA REAÇÃO DE BIURETO
Por: Hallefy Junio de Souza • 9/6/2015 • Relatório de pesquisa • 389 Palavras (2 Páginas) • 534 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL[pic 1][pic 2]
BIOQUIMICA
RELÁTORIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
DETERMINAÇÃO COLORIMÉTRICA REAÇÃO DE BIURETO
Alunos: Brenda Bárbara
Jade A. Ticks
Hallefy Junio de Souza
Rodrigo Lima
Raquel Macedo Marquete
Goiânia, GO
Abril, 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL[pic 3][pic 4]
BIOQUIMICA
RELÁTORIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
DETERMINAÇÃO COLORIMÉTRICA REAÇÃO DE BIURETO
[pic 5]
Goiânia, GO
Abril, 2015
Introdução
O biureto é uma substância formada pela mistura de cobre, hidróxido de sódio e um complexo que estabiliza essa mistura. É um reagente de coloração azul que se torna violeta na presença de proteínas, a intensidade da coloração violeta varia vai depender da concentração de proteínas na amostra analisada.
O método de biureto tem sido aplicado para determinar a concentração de proteínas totais em diversos meios. Quando colocada uma amostra em um espectrofotômetro pode-se estimar a concentração da solução que contenha proteínas, emitindo luz monocromática de comprimento de onda de 530 nm.
O cobre, em meio alcalino, reage com proteínas. As ligações existentes na molécula de biureto são muito parecidas com as ligações peptídicas estabelecidas entre os aminoácidos durante a formação de peptídeos e das proteínas. É uma interação entre as ligações peptídicas de uma proteína ou peptídeo com íons Cu2+, como exemplificado a seguir:
[pic 6]
O intuito da aula é fazer os alunos quantificar calorimetricamente a proteína presente em uma amostra de concentração desconhecida, usando conhecimentos de espectrometria.
Parte experimental
- Materiais e reagentes
Materiais:
- 5 tubos de Ensaios pequenos;
- Caseína 1%;
- Glicina 1%;
- NaOH 1,0 mol\L;
- Reativo de Biureto(sulfato de cobre 0,5%)
- Espectrofotômetro
- Agitador de tubos (vortex)
Objetivos:
Quantificar colorimetricamente a proteína presente em uma amostra de concentração desconhecida, usando os conhecimentos adquiridos nas aulas de espectrofotometria.
- Procedimento
Resultados e discussão
Conclusão
As reações de coloração de proteínas permitem a caracterização das mesmas pela análise de suas diversas propriedades físicas e químicas (presença de ligações peptídicas, solubilidade, força iônica e concentração molar). A detecção de proteínas em materiais biológicos envolve reações especificas com determinados reativos, os quais originam substâncias com determinada coloração que absorvem luz na região visível, permitindo a sua quantificação. Apesar de alguns erros (provavelmente manipulação errada dos aparelhos), os resultados em sua totalidade atingiram as características pré-estabelecidas pelos conceitos teóricos da literatura.
...