TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: Amanda Brandão • 15/6/2022 • Monografia • 6.200 Palavras (25 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Cidade
[pic 5]Ano[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
AMANDA DA COSTA BRANDÃO
o Transplante de células-tronco hemAtopoiéticas:
ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DAS CÉLULAS PÓS-TRANSPLANTE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Biomedicina.
BANCA EXAMINADORA
Prof. Dr. Francisco Lucas Faustino no Nascimento
Profa. Me. Ana Luiza Ribeiro Aguiar
Profa. Me. Juliete Tavares
Fortaleza, junho de 2022
COSTA BRANDÃO, Amanda. O transplante de células-tronco hematopoiéticas: Alterações morfológicas das células pós-transplante. 2022. 33. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Centro Universitário Pitágoras, Fortaleza, 2022.
RESUMO
O transplante de células-tronco hematopoiéticas é um tratamento terapêutico proposto para inúmeras patologias. Em 1957 foi feito o primeiro transplante de células-tronco hematopoiéticas, como uma nova forma de tratamento do câncer. Desde então, o procedimento evoluiu significativamente, e o número de transplantes vem aumentando cada vez mais. Com o intuito de reconstruir o sistema sanguíneo e imunológico, o TCTH é considerado uma das terapias celulares mais eficazes para o tratamento de doenças malignas e benignas em crianças e adultos. No brasil, o número de doadores aumentou bastante nos últimos anos, no entanto, esse número ainda é insuficiente para atender a demanda de pacientes que se encontram na extensa fila de espera necessitando desse procedimento. O seguinte estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo, com o objetivo de explicar como funciona o transplante de células-tronco hematopoiéticas e sua importância, descrever os fatores que dificultam na qualidade de vida dos pacientes submetidos ao transplante e discutir os fatores que levam ás pessoas a não se cadastrarem como doador voluntário.
Palavras-chave: Medula óssea. Transplante. Célula-tronco. Qualidade de vida.
COSTA BRANDÃO, Amanda. Hematopoietic stem-cell transplantation: Morphological changes of post-transplant cells. 2022. 33. Course Conclusion Paper (Graduate in Biomedicine) – Centro Universitário Pitágoras, Fortaleza, 2022.
ABSTRACT
Hematopoietic stem cell transplantation is a proposed therapeutic treatment for numerous pathologies. In 1957, the first hematopoietic stem cell transplant was performed as a new form of cancer treatment. Since then, the procedure has evolved significantly, and the number of transplants has been increasing. In order to rebuild the patient's immune system, TCTH is considered one of the most effective cell therapies for the treatment of malignant and benign diseases in children and adults. In Brazil, the number of donors has increased significantly in recent years, although this number is still insufficient to meet the demand of patients who are in the long waiting list in need of this procedure. The following study was carried out through a bibliographic review, of a qualitative and descriptive nature, with the objective of explaining how stem cell transplantation works and its importance, the factors that hinder the quality of life of patients after transplantation and the that lead people not to register as a voluntary donor.
Keywords: Bone marrow. Transplant. Stem cell. Quality of life.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
DECH Doença do Enxerto Contra Hospedeiro
HLA Antígeno Leucocitário Humano
IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
INCA Instituto Nacional de Câncer
MO Medula Óssea
QV Qualidade de Vida
REDOME Registo Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea
TCTH Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas
TMO Transplante de Medula óssea
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 14
2. O TRANSPLANTE E SEUS BENEFÍCIOS 16
3. A VIDA PÓS-TRASNPLANTE 21
4. A dificuldade para encontrar doadorES compatíveIS 25
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
REFERÊNCIAS 30
INTRODUÇÃO
As células-tronco surgem no ser humano ainda durante a fase embrionária, antes do nascimento. Sua principal função é sua capacidade de autorrenovação e diferenciação, ou seja, elas conseguem se reproduzir, duplicando-se em células iguais, como também, conseguem se transformar em outros tipos de células. A célula-tronco hematopoiética é responsável pela manutenção da produção dos diversos tipos de células sanguíneas. Elas são capazes de produzir cerca de 3 milhões de células sanguíneas por segundo.
O transplante de células-tronco hematopoiéticas é um procedimento bastante complexo e que pode causar muitas complicações, porém muitas vezes pode ser a única saída do paciente. O TMO leva ao paciente um período prolongado de dependência, tanto em decorrência dos cuidados consequentes ao tratamento, como também por conta das complicações fisiológicas relacionadas à toxicidade das drogas utilizadas durante o tratamento.
Por conta de sua complexidade, da incerteza do que pode acontecer e por conta de toda mudança nos seus hábitos de vida, muitos pacientes se sentem inseguros com o procedimento. Dessa forma, no que o TCTH pode afetar na qualidade de vida do paciente e quais são as mudanças morfológicas e imunológicas pós-transplante?
...