A Faculdade de Educação Física
Por: 1966-1976 • 9/11/2022 • Artigo • 2.729 Palavras (11 Páginas) • 99 Visualizações
[pic 1]
Digitação de textos, cartões de visita, convites, escaneamento e melhoramento de fotos.
Universidade Católica do Salvador
Faculdade de Educação Física
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
Salvador – Bahia
Junho/2002
BIBLIOGRAFIA
BOJIKIAN, João Crisóstomo Marcondes. Ensinando Voleibol, Guarulhos-SP, Editora Phorte, 1999.
CARVALHO, Oto Moravia de. Caderno Técnico-didático, Voleibol Moderno – O Ensino e a Técnica dos Fundamentos – A Tática de Ataque e Defesa, Brasília, Secretaria de Educação Física e Desportos, Departamento de Documentação e Divulgação, 1980.
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro – Teoria e Prática da Educação Física, Pensamento e Ação no Magistério, 4ª Ed., São Paulo, Editora Scipione, 1997.
GUILHERME, Adolfo. Voleibol a Beira da Quadra – Técnica e Tática, 2ª Ed., São Paulo, Editora Hemus Ltda.
TEIXEIRA, Hudson Ventura. Trabalho Dirigido de Educação Física, 1º Grau, Vol. 1,19ª Ed., São Paulo, Editora Saraiva, 1993.
Universidade Católica do Salvador
Escola de Educação Física
Disciplina – Metodologia da Iniciação Desportiva
Mestre: Lauro Gurgel
Turma: 61
Autores:
Tito Lívio
Este trabalho atende as exigências da Cadeira Acadêmica Metodologia da Iniciação Desportiva da Escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador.
Agradecimentos
Agradeço a Deus por ter nos proporcionado um momento tão especial à concepção desta cartilha. Ao mestre Lauro Gurgel pelo incentivo, paciência e orientação pela feitura deste trabalho. Meus amados amigos Aldo, e Mônica pelo lanche.
[pic 7]
3. Área de jogo
[pic 8]
Figura 11[pic 9][pic 10]
Fig. 11: Posição de Rodízio
SUMÁRIO
Introdução
Histórico
- Jogos 4
- Fundamento 5
- Saque 5
- Saque por Baixo 6
- Saque Estilo Tênis 7
- Saque estilo balanceado 7
- O Passe 9
- A Manchete 10
- Toque por Cima 12
- Ataque ou Cortada 14
- Bloqueio 15
- Defesa 18
- Características e Regras Básicas 20
- Área de jogo 21
- Bibliografia
INTRODUÇÃO
Nesta cartilha será apresentada uma síntese do que representa o desporto Voleibol. Ela contém o histórico do desporto, educativos, os fundamentos, como saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa, bem como noções de regras e dimensões da quadra.
Procuraremos simplificar este trabalho para facilitar o entendimento, visto que, esta cartilha teve o objetivo de contribuir para que crianças e pré-adolescentes obtenham noções básicas sobre este desporto.
Posicionamento na Quadra[pic 11]
No início do jogo cada jogador deve ocupar as posições indicadas na figura 11. Quando a equipe inicia o jogo, o componente da posição 1 saca a bola, este continuará a sacar até que a equipe adversária faça um ponto e tenha o direito de executar o saque. Retornando o saque para a equipe que iniciou o jogo, a equipe fará um rodízio no sentido horário, ficando o jogador da posição 2 responsável pela execução do saque.
Figura 10
[pic 12]
Fig. 10:
Figura 9[pic 13]
[pic 14]
Quando a equipe que não sacou vence a disputa de uma jogada, ela realiza um rodízio no posicionamento dos seus componentes e terá o direito de sacar. O rodízio é realizado no sentido dos ponteiros do relógio.
Uma partida de voleibol é disputada em melhor de 5 sets, cada set com 25 pontos. A equipe que chegar ao 25º ponto primeiro, tendo que ter no mínimo dois pontos de vantagem para o adversário, vence.
HISTÓRICO
Foi criado por Willian Morgan em 1885, na Associação de Moços (ACM) de Holyoke, Massachussets, Estados Unidos, como jogo recreativo para senhores. Era lento e pouco movimentado. Introduzido nas escolas, alcançou grande popularidade com a modificação de algumas características, tornando-se um jogo rápido, muito movimentado, que exige boas condições e preparo físico, além de uma técnica apurada.
Foi introduzido no Brasil em 1910 por intermédio das A.C.M. nos Estados de São Paulo, Minas gerais e Rio de Janeiro. Os japoneses revolucionaram esse esporte tornando-o mais rápido e movimentado.
O primeiro campeonato mundial foi disputado em 1949 e o Sul-americano, em 1951, no Rio de Janeiro, quando o Brasil foi campeão masculino e feminino. Em 1948 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol, da qual o Brasil foi um dos países fundadores. Apesar da grande popularidade logo alcançada em muitos países, só a partir de 1964 o voleibol passou a constar como modalidade oficial dos Jogos Olímpicos.
...