A Flexibilidade fundamental tanto para um atleta como para um sedentário
Por: fadul junior • 19/6/2017 • Artigo • 422 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
O objetivo deste trabalho é conceituar aspectos importantes para o condicionamento de flexibilidade, por meio de uma revisão bibliográfica.
A flexibilidade fundamental tanto para um atleta como para um sedentário. Uma vez que a amplitude articular de determinada articulação esteja comprometida, alguma limitação se manifestará e poderá comprometer o desempenho esportivo etc.
Partindo do conceito de flexibilidade como sendo a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com considerável amplitude de movimento. Por se uma capacidade física que se relaciona com à saúde e o desempenho físico, também determina-se como a amplitude máxima passiva fisiológica de um certo movimento articular. Essa capacidade sofre alterações de acordo com a idade, freqüência de exercício físico regular,gênero. Não reage de modo uniforme nas inúmeras articulações e movimentos biomecânicos do corpo, é comum para cada indivíduo, que sua amplitude máxima seja boa para determinados movimentos e limitada para outros, onde define-se especificidade da flexibilidade. Assim este trabalho teve por objetivo explorar o quão importante é a capacidade física Flexibilidade e suas abordagens no âmbito da educação Física também sua introdução no treinamento desportivo.
Segundo (Barbanti 2001),para o aumento da flexibilidade ,não se deve a pratica de alongamentos mas também permite que o sistema muscular esteja livre de inibições,isso esta diretamente relacionado aos fusos musculares denominados proprioceptores,esses que dirigem a forca e a velocidade do movimento articular alem de detectar a velocidade e alongamento que ocorrem no comprimento do músculo.
O mesmo autor conceitua a situação de que, para melhora da flexibilidade a pratica de exercícios físicos de maneira rotineira e se esses forem interrompidos por um período de tempo tendem a voltar nos valores inicias.
MARCHAND,diz que capacidade Física flexibilidade pode ser organizada em: ativa, passiva e anatômica.
Flexibilidade ativa refere-se aos possíveis movimentos de uma articulação que se encontre limitada pelos músculos antagonistas que limitam o movimento.
Flexibilidade passiva consiste em a “não participação da pessoa que se movimenta” a qual fica bem relaxada para evitar a participação no maior grau possível dos músculos antes mencionados.
A flexibilidade anatômica, refere-se as possibilidade de movimentação real da articulação, onde não existe nenhum ligamento, cápsula ou músculos que limite o movimento. Naturalmente e somente é possível em cadáveres.
BARBANTI, Valdir J. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1997. 214p.
MARCHAND Edson Alfredo de Araújo. Condicionamento de flexibilidade.Efdeportes, Buenos Aires.outubro,2002.Disponível em : http://www.efdeportes.com/efd53/flex.htm.Acesso em 19 de abril 2017,15h,25min.
...