TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  12/12/2017  •  Artigo  •  2.892 Palavras (12 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 12

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI.

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

AMARILDO DA COSTA GANEM FILHO

Teófilo Otoni - MG

2016

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS

Amarildo da Costa Ganem Filho[1]

Suzana Max Bamterg[2]∗∗

RESUMO

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o trabalho de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de expressão de sentimentos, afetos e emoções. Contudo, tal pesquisa tem o intuito de mostrar como o trabalho do professor de educação física é importante nesta etapa da vida escolar das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, já que o mesmo é capacitado a instruir da melhor maneira estes alunos seja em exercícios físicos, seja na prática de esportes ou simplesmente na recreação. E para tanto, é necessário debater qual a importância do professor de educação física na instrução dos exercícios para as séries inicias. Este trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância do professor de educação física na instrução dos exercícios para os anos iniciais do ensino fundamental l. Para tal, utilizou-se de embasamento teórico de cunho bibliográfico, orientando-se pela investigação dos conceitos teóricos, guiando-se por concepção associativista e tendo como referência artigos, revistas e reportagens.

Palavras-chave: Educação física, Séries iniciais, profissional de educação física, artigo científico.

1-INTRODUÇÃO

A Educação Física tem um papel de suma importância nos anos iniciais do ensino fundamental, já que é através do ato de brincar que a criança interage com seu corpo, desenvolvendo seu crescimento cognitivo e motor. É importante, valorizar a educação física dentro da escola, principalmente, nos primeiros anos decisivos da vida de um sujeito, em que, a personalidade, o caráter, a moral, o conhecimento do próprio corpo e este no contexto social, estão sendo construídos.

Conforme Sara Pain (1992): ‘é com o corpo que se aprende’, então se pode acreditar que a educação física tem grande responsabilidade para com o processo de aprendizagem. Para melhor entendermos a autora, eis um exemplo: a criança pequena, cuja linguagem está sendo desenvolvida, para ensinarmos noções como: em cima, embaixo, entre outros, utilizamos de um recurso corporal, ou seja, fazemos um movimento com o braço apontando o lugar que desejamos.

"E o significado, nessa primeira fase da vida, depende, mais que em qualquer outra, da ação corporal. Entre os sinais gráficos de uma língua escrita e o mundo concreto, existe um mediador, às vezes esquecido, que é a ação corporal". (FREIRE, João Batista, 1989, p.20)

Promover momentos de prática de atividades físicas e sociais nas aulas de Educação Física são de imensa importância para que o aluno não se sinta constrangido durante as aulas e também possa, dentro de seus limites, desempenhar as atividades que lhe forem propostas de forma prazerosa e motivante.

A pesquisa artigo tem como objeto refletir sobre o professor de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, já que o mesmo é capacitado a instruir da melhor maneira estes alunos seja em exercícios físicos, seja na prática de esportes ou simplesmente na recreação.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), o trabalho de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de expressão de sentimentos, afetos e emoções.

“A Educação Física traz para o debate em educação diversas propostas. Uma delas é libertar os alunos do confinamento em sala de aula. Não é possível que as crianças mantenham a atenção após horas de imobilidade corporal. A escola não pode se ater somente à cabeça da criança, mas ao corpo inteiro. ” (FREIRE, 1989, p.16) 

Sendo assim, a educação física torna-se uma disciplina fundamental para os alunos, tendo em vista a necessidade de trabalhar o ser humano como um todo – mente e corpo – para que o aprendizado seja completo.

            Betti e Zulliani (2002), dizem que é tarefa da Educação Física preparar o aluno para ser um praticante lúdico e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível.

A Educação Física dentro da escola é um instrumento para o desenvolvimento do cidadão, cita-se o desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras, trabalhadas dentro das diversas maneiras metodológicas de ensino adotadas e também serve como sendo um espaço educativo privilegiado para promover as relações interpessoais, a auto-estima e a autoconfiança valorizando-se aquilo que cada individuo é capaz de fazer em função de suas possibilidades e limitações pessoais.

            Analisando esse contexto pode-se afirmar que a Educação Física exerce um papel fundamental dentro da escola, pois é deste modo que a capacidade da criança de se movimentar e fazer uma interação consigo mesma e com os outros se transforma e faz uma extensão dos limites do crescimento e do seu desenvolvimento, mesmo sendo um processo demorado e sucessivo.

            Quanto à metodologia empregada, registra-se que durante o levantamento teórico, foram pesquisados diversos autores, bem como leis em vigência que embasam a pesquisa.

2-MOMENTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

        Os exercícios surgem no âmbito escolar, na Europa, no fim do século XVIII e início do século XIX, como uma forma cultural de desenvolver jogos, ginástica, dança e equitação, sendo alvo de uma sociedade capitalista que desejava construir um novo homem, com mais força, mais agilidade e mais empreendedor.

        As primeiras sistematizações, no que diz respeito aos exercícios físicos, aparecem como métodos ginásticos. Com influência de Rousseau e Pestalozzi, teve destaque GutsMuths (1759-1839) sendo considerado o pai da ginástica pedagógica moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com