O professor como incentivador da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Por: auer • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 9.039 Palavras (37 Páginas) • 1.448 Visualizações
[pic 1]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
MARILDA VIEIRA AUER
O PROFESSOR COMO ICENTIVADOR DA LEITURA e escrita em classe multisseriadas NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTL
LINHARES
2014
MARILDA VIEIRA AUER
O PROFESSOR COMO ICENTIVADOR DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.
Orientador: Okçana Battini, Sandra Veduato, Vilze Vidotti, Carlos Eduardo Gonsalves, Sandra Reis.
Prof. Maria da conceição de Jesus.
LINHARES
2014
AUER, MARILDA VIEIRA. O Professor como Incentivador da Leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, 2014. 28 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Linhares- ES, 2014.
RESUMO
Este projeto visa abordar questões pertinentes ao papel do professor como incentivador da leitura e da escrita na classe multisseridas séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo acerca das dificuldades encontradas popr educadores e educandos de classe multisseriadas. Mediante essa problemática observou que as escolas rurais, são carentes. Portanto o ensino aprendizagem em classe multisseriadas devem ser trabalhadas cautelosamente, pois os alunos do campo necessitam de uma forma de ensino diferenciada devido a junção de séries que divide o mesmo espaço onde a reprovação desses alunos tem aumentado muito. Por isso a necessidade de propor um projeto de leitura e escrita para melhorar a qualidade de ensino na classe multisseriadas, ressaltando a importância da leitura e da escrita na vida do ser humano enquanto aluno e também como ser social. Não é nosso desejo encerrar aqui o estudo sobre tal assunto, porém cabe a nós dizer que este é apenas uma pesquisa concisa sobre o tema proposto com o propósito de esclarecer pontos importantes sobre a função do professor na sala de aula no que concerne à leitura e a escrita, para que posteriormente este sirva de base para que alunos e/ou professores possam rever sua atuação, lembrando que ensinar é um ato de responsabilidade e compromisso e que ler e escrever é um ato social e direito de todos.
Palavras-chave: Professor, Leitura, Incentivador, Séries Iniciais.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3. PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO
3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA
3.2 JUSTIFICATIVA
3.3 PROBLEMATIZAÇÃO
3.4 OBJETIVOS GERAIS
3.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
3.6.1 Primeiro dia de aula: 1ª Série (6 anos de idade)
3.6.2 Segundo dia de aula: 1ª Série/ 2º Ano (7 anos de idade)
3.6.3 Terceiro dia de Aula: 2ª Série/ 3º Ano (8 anos de idade)
3.6.4 Quarto dia de Aula: 3ª Série/ 4º Ano (9 anos de idade)
3.6.5 Quinto dia de Aula: 4ª Série/ 5º Ano (10 anos de idade)
3.7 TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO
3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
3.9 AVALIAÇÃO
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Todo educador se preocupa com o crescente desinteresse dos estudantes de todos os graus pela leitura e escrita. Nos dias atuais, são poucos os que se interessam por algum tipo de leitura. Muitas e diferentes razões são apontadas para o fato: descuido familiar, decadência do ensino, excesso de facilidades na vida escolar, apelos sociais com muitas formas de diversões etc. Diante desse assunto tão importante, aborda-se o seguinte tema: O professor como incentivador da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
O professor tem que buscar a todo o momento novas formas para incentivar e despertar no aluno o gosto literário. Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas como aluno, principalmente recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante Brasileiro. Não basta identificar palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar, isso se torna mais fácil com a prática da leitura.
O professor, como já evidenciado, é um grande formador de opinião e devido à aptidão ele pode, a partir dos primeiros anos, implantar conceito de leitura e prática diária em sala de aula. O professor, como já evidenciado, é um grande formador de opinião e devido a essa aptidão ele pode, a partir dos primeiros anos, implantar conceitos de leitura e prática diária em sala de aula. É nesses espaços que figura um bom lugar para construir uma consciência acerca da importância de ler. Cabe ao educador proporcionar momentos de prazer com atividades criativas que despertem o interesse e o envolvimento dos alunos pela leitura.
...