A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA
Por: Daniel Mendes • 21/10/2017 • Projeto de pesquisa • 1.439 Palavras (6 Páginas) • 742 Visualizações
[pic 1][pic 2]
DANIEL DE SOUZA MENDES – 1128898
A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA
Centro Universitário Claretiano
Bacharelado em Educação Física
Disciplina: Fundamentos Biológicos
Profª Tania Mara De Lima F. Brandalha
POLO PELOTAS
2017
[pic 3][pic 4]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso | Bacharelado em Educação Física |
Disciplina | Fundamentos Biológicos |
Professor responsável | Tania Mara De Lima F. Brandalha |
Título do projeto | A importância dos processos biológicos na prática da atividade física |
Nome do aluno e RA | Daniel De Souza mendes, 1128898 |
A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA
1. INTRODUÇÃO
Para a formulação do trabalho foi escolhida a musculação como atividade física. Foi feito um estudo geral sobre a célula e sua participação na composição dos tecidos e na hipertrofia muscular. Posteriormente foi feita uma análise da estrutura molecular das células, observando o metabolismo celular e a função dos tecidos na prática da musculação.
A musculação (treinamento com pesos) hoje é a atividade física mais praticada nas academias em todo o mundo. Esta vem sido recomendada para a manutenção da saúde e até mesmo como parte de tratamento de algumas doenças que atingem pessoas de diferentes idades e sexo. A área da educação física vem evoluindo com a ciência de toda a área da saúde em busca da verdade sobre os processos biológicos e seus benefícios com a prática do treinamento físico com pesos. Este trabalho prático de pesquisa tem o objetivo de estudar, somar conhecimento e alcançar algumas conclusões sobre a importância dos processos biológicos na prática da musculação.
2. A CONSTITUIÇÃO E O FUNCIONAMENTO CELULAR NA CONSTITUIÇÃO TECIDUAL
2.1 CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA CÉLULA
A célula é constituída por três elementos: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Todo organismo vivo é constituido de uma única ou mais células.
A célula pode ser uma única unidade formando um ser vivo unicelular, ou pode ser um composto de células agrupadas com a função de formar determinados tecidos de seres pluricelulares.
O organismo humano apresenta uma organização estrutural extremamente complexa, que começa em níveis químicos, incluindo todas as substâncias químicas necessárias para sua formação e funcionamento.
No interior da célula existem moléculas de água, lipídios, proteínas, carboidratos e ácidos nucléicos, que são formadas por átomos de hidrogênio, carbono, oxigênio e nitrogênio.
A membrana plasmática é a parte mais externa da célula sendo fundamental para a proteção e manutenção da célula, a permeabilidade das membranas é que decide quais as substâncias que devem entrar ou sair da célula.
A proteína tem grande importância nos processos metabólicos celulares. A sua síntese é responsável pela sua distribuição celular. A respiração celular é feita pelo mitocôndrio e esta se perfaz na produção de energia, utilizada na realização das atividades vitais da célula. A mitose tem como importância, a manutenção dos tecidos, atuando no crescimento, maturação, renovação e regeneração tecidual. (SOBOTTA, 1995).
2.2 CONSTITUIÇÃO E FUNÇÃO DOS TECIDOS NA MUSCULAÇÃO
As células do corpo humano têm funções diferentes de acordo com cada tipo de tecido que estas constituem. Embora o corpo humano seja extremamente complexo, somos formados por apenas quatro tipos de tecidos, são eles: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido nervoso e muscular.
Se tratando da musculação, é possível observar a importância dos tecidos, uma vez que todos estes, são formados por células e por substâncias intracelulares que são produzidas por ações das próprias células dentro do organismo (FRONTERA, et al, 2001).
Considerando todos os tecidos para uma atividade física saudável, todos estes devem estar com boa saúde e exercendo bem as suas funções, por exemplo, o tecido epitelial que auxilia na proteção do corpo, sendo responsável pela eliminação do suor e toxinas e tambem tem papel na absorção de substâncias pela pele. O tecido conjuntivo forma os tecidos adiposos, cartilaginosos, ósseos e sanguíneos dentro do corpo. O tecido muscular por sua vez possibilita a movimentação do corpo, e suas células têm funções de se alongarem, o que é imprescindível na prática de atividades físicas. E os tecidos nervosos formam todo o sistema nervoso, sendo os neurônios as células principais deste sistema que comanda todo o corpo.
...