A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
Por: Leandro Santos • 22/6/2022 • Trabalho acadêmico • 2.074 Palavras (9 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO LEONARDO DA VINCI
A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
Jose Doinnety costa santos
Tutora: Nerizângela Firmino da Silva
Turma: LEF
CUITE PB / 2021
- Resumo
Este trabalho traz uma pequena discussão em relação a prática da educação Física no ambiente escolar, nesse contesto foi feito uma revisão literária onde o foco foi investigar quais os benefícios essa matéria traz para os alunos, não so com as aulas pratica, também com aulas teórica são inúmeros os seus benefícios promover a socialização, a inclusão a disciplina além de tudo ajudar na saúde não só física mas mental. Através dessas analises apresenta-se a importância do incentivo a pratica do esporte durante as aulas, pois se deixa claro que a aula de educação Física é uma aula de inclusão social onde através do dessa modelidade podemos envolver os alunos e o incentivar a prática do mesmo, não só por competição mas por um estilo de vida.
2.Palavra-chave:
Educação fisica, inclusão , atividade física
3.Introdução
Nesse estudo cientifico sobre a importância da iremos falar um pouco sobre algumas das dificuldades que o profissional de educação física enfrentar no seu dia , para poder enfatisar uma aula que possar torna os alunos participativos , iremos também falar sobre os benefícios da educação física na nossa sociedade pois a não é apenas uma matéria mas sim estilo vida , a educação física sendo bem aproveitada ela transformar o cidadão através dos exercícios e da recreação, que traz os respeitos aos limites de cada criança por isso a importância dessa mateia ,ser implantada no ensino fundamental 1, onde as crianças estão em fase de descobertas, então é onde o educador físico tem a maior facilidade de chegar e ensinar que a não é só jogar uma bola, e sim o respeito ao seu próximo, desenvolver as habilidades motoras das crianças.
A educação física hoje não é bem aproveitada por faltas de verbas pra área, também investimentos em uma matéria que tendência é só ajudar as nossas crianças e jovens, ao incentivo à o exercício físico que tornaara sua vida mais saudável, e sua autoestima melhor.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma das aulas mas esperadas da semana no ambiente escolar é a educção física, mesmo que os jovens não tenham a mesma empolgação de quando eramos criança, principalmente o público feminino.
Uma das matérias que mas apresenta um aspecto preventivo, sobre tudo em relação a saúde e o bem-estar, mas infelizmente as vezes a e é mal-empregada nas escolas principalmente a respeito do ensino tático e teórico, por muitas vezes pouco valorizada na grade curricular, ela é uma disciplina que insere, adapta, e incorpora o aluno no saber corporal de movimentos, a desfrutar os jogos, esportes, danças, lutas, e práticas de aptidão física, contribuir pra educação intelectual e moral nas escolas, a maior responsabilidade hoje é instruir o aluno a opinar e se posicionar criticamente em relação as atuais linhas de cultura corporal de movimentos.
O objetivo principal dessa materia é despertar nos alunos ao interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenhos de sí e de outros colegas, nos momentos recreativos e jogos esportivos estimular o aluno a ter respeito, dignidade e solidariedade com seu próximo, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição social, cultural e sexual do indivíduo. Ao pratica atividade física os alunos tem a vantagem de melhorar sua saúde, e diminuir o risco de doenças como a obesidade, hipertensão arterial e doenças respiratórias, além de desenvolver habilidades nos esportes.
Quando a criança tem a chance de se socializar-se com outras crianças através da recreação , jogos e brincadeiras por isso a importância de ser implantado no ensino fundamental porque através dela a criança e o adolescente desenvolve sua autoconfiança e habilidades motoras , é uma porta para a formação social e de princípios do educando , é preciso que o professor tenha autonomia para administrar e despertar esses valores nos alunos, transformando o meio em que vive.
Cabe o professor passar atividades onde as crianças se envolvam, pra que a aula torne-se uma aula dinâmica.
Segundo BETTI (2009 p.82) a ed.fisica proporcionar aos alunos o desenvolvimento harmônico do corpo e do espírito, concorrendo assim formar o homem de ação física e moralmente sadio, alegre e resoluto, cônscio de seu valor e das suas responsabilidades.
Como muitas vezes o obvio passa despercebido, é oportuno relembrar que a construção da área ed. física esteve presente desde o início vinculada ao processo de escolarização e, ainda hoje, podemos dizer que a ed. Física escolar é inerente a ed.fisica. O interesse na educação das crianças e jovens e a formação de professores está na base de a institucionalização da ed. Física em muitos países. No Brasil pelo menos desde a década de 30 é bem evidente a importância atribuída pelas políticas educacionais do governo federal a educação física entendida esta como um componente curricular (BETTI 2009,p?).
...