A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO FUTISAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por: fatimatatismart • 17/1/2017 • Monografia • 5.469 Palavras (22 Páginas) • 491 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
GUSTAVO HENRIQUE FONSECA VITOR
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO FUTISAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Divinópolis/MG
2015
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
6º PERÍODO
GUSTAVO HENRIQUE FONSECA VITOR
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO FUTISAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Orientadora: Amanda Mayara do Nascimento
Divinópolis/MG
2015
Sumário
RESUMO: . 1
1 Introdução: 1
2 Desenvolvimento: 3
2.1 Histórias do Futsal: Erro! Indicador não definido.
2.2 Caracterizações da modalidade: Erro! Indicador não definido.
3 Metodologia: 9
3.1 Tipos de Estudo: Erro! Indicador não definido.
3.2 Sujeitos da Pesquisa: Erro! Indicador não definido.
3.3 Instrumentos de Pesquisa: Erro! Indicador não definido.
3.4 Procedimentos de Pesquisa: 9
4 Técnicas para coleta de dados: 10
5 Análise e interpretação dos dados: Erro! Indicador não definido.
6 Discussão de Resultados: Erro! Indicador não definido.
7 Considerações Finais: 13
8 Referências: 14
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO FUTSAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Gustavo Henrique Fonseca VITOR ¹
RESUMO: O referido trabalho tem o objetivo de mostrar como surgiram os primeiros movimentos que deram origem a Educação Física, abordando alguns aspectos da História no mundo e no Brasil, e de que forma os acontecimentos históricos influenciaram a Educação Física dentro da escola. Aborda também a História do Futsal e procura comentar a importância do planejamento em aulas de Educação Física.
O Futsal como técnica esportiva, parte integrante do currículo do Ensino Escolar, traz proposta de socialização de conhecimentos tais como: localização espacial, flexibilidade, lateralidade, deslocamento de força e ritmo.
Portanto como o respeito às regras, trabalho de equipe, ética. Dessa forma o Futsal oportuniza desenvolver aspectos cognitivos, psicomotor e sócio afetivos.
Cabe ao professor conscientizar o aluno que práticas esportivas podem ser desenvolvidas no ambiente escolar sem perder o objetivo pedagógico e nem a ludicidade. Sabendo-se dos inúmeros benefícios de jogos cooperativos-Futsal para o aluno, buscou-se averiguar a percepção dos mesmos sobre as atividades desenvolvidas e seus objetivos.
Palavras-chave: Educação Física; Escola; Planejamento.
1 Introdução:
O Futsal, como aprendizado esportivo, vem cada vez mais recebendo apelo popular e, em se tratando de um jovem desporto, carece de literatura específica capaz de dar maior suporte didático-pedagógico à preparação de seus praticantes.
É muito admirável a prática de Educação Física no ensino fundamental para que os alunos sejam capazes de compreender a cidadania como informação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando nas dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e exigindo para si o mesmo respeito, posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de medir conflitos e de tomar decisões coletivas.
Como parte desse conjunto prática da Educação Física é necessária conhecer características fundamentais nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de analogia nacional e pessoal e o sentimento da pertinência ao país, conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseadas em diferenças culturais, de classe social, de crença, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; perceber-se integrante, dependente e agente transformados do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente; desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis, como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e saúde coletiva.
O ensino do Futsal no Ensino Fundamental, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) são divididos em ciclos, sendo 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano para os estudos de 9ª anos.
Para o ensino fundamental, os conteúdos do futsal para a Educação Física escolar serão de modo geral: domínio do corpo, desenvolturas básicas, manipulação de bola, passe, recepção, drible, finalização, habilidades específicas do futsal-domínio, controle, condução, chute, cabeceio, passe, drible, finta, marcação, antecipação, proteção de bola e habilidades do goleiro e sistemas. Freire (1991, p.143), diz que gestos aparentemente simples como os das crianças chutando a gol em um jogo de futebol podem, na verdade, ocultar uma extrema complexidade. Destaca que nada do que ocorre com o homem é simples; e, ainda, enfatiza que os seres humanos são complexos. No entanto, Catunda (2002, p.11) afirma que: “(...) a Educação Física escolar deve ser alicerçada de uma postura inovadora, que não permita que os profissionais se acomodem e instiga o rompimento com paradigmas ultrapassados”.
...