A IMPORTÂNCIA DA CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APARTIR DO 1°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Suele Pinto Tavares • 25/11/2017 • Projeto de pesquisa • 3.203 Palavras (13 Páginas) • 548 Visualizações
SUELE PINTO TAVARES
“CAPOEIRA NA ESCOLA”
A IMPORTÂNCIA DA CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APARTIR DO 1°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Uruguaiana
2016
[pic 1]
“CAPOEIRA NA ESCOLA”
A IMPORTÂNCIA DA CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APARTIR DO 1°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Curso de Educação Física Licenciatura
Campus Uruguaiana/Unipampa
Componente: Metodologia da pesquisa
Docente: Profa. Dra. Marta Iris Camargo Messias da Silveira
Uruguaiana
2016
SUMÁRIO
1- Introdução 04
1-1-PROJETO SOCIAL CAPOEIRA JOÃO PAULO II 04
2-JUSTIFICATIVA 04
3-DELIMITAÇÃO DO TEMA 05
4-OBJETIVO GERAL 05
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 05
6. PROBLEMA DE PESQUISA 06
7. HIPÓTESES 06
8. METODOLOGIA 06
9.REEFERENCIAL TEÓRICO 07
9.1- A Luta do Movimento Social Negro e as ações afirmativas no Brasil 07
9.2- Capoeira Na Educação física Escolar 07
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08
- INTRODUÇÃO
O presente projeto parte da utilização dos dados e vivencia da capoeira com um Projeto Social fora do ambiente escolar em um bairro em situação de vulnerabilidade social Com 50 alunos em idade de 07 a 18 anos, ministrada por um mestre de capoeira há quase um ano O projeto “capoeira João Paulo II”
Entendendo a capoeira como Patrimônio Histórico imaterial, tomabada pelo IPHAN e 2009, consideramos que a esta modalidade das lutas proporciona resultados e benefícios apresentados depois da implementação do projeto na comunidade. Em algumas observações realizadas na escola próximo ao bairro a escola Moacir Pereira Jaques durante o recreio identificamos que os alunos da escola participantes do projeto, realizavam rodas de capoeira ensinando aos demais colegas movimentos da capoeira, mobilizando assim, boa parte dos alunos onde muitos observavam atentamente principalmente alunos do 1° ano ao 5° ano do ensino fundamental..
- 1 PROJETO SOCIAL CAPOEIRA JOÃO PAULO II
Projeto capoeira JP II iniciou em abril de 2015, beneficiando 50 alunos entre crianças e jovens, acontecem 3vezes na semana em um centro comunitário do bairro João Paulo II um bairro em situação de vulnerabilidade social, ministrado por um estagiário de Capoeira. Os participantes do projeto têm que estar matriculado na escola e serem freqüentes, trazem cópia do parecer escolar, também são levados em consideração o comportamento dos participantes dentro e fora da escola. Caso ocorra algum problema na escola, sendo por disciplina escolar o aluno e chamado e notificado se o problema persistir suspensão após isso a exclusão do projeto, em caso de falta de rendimento o aluno é encaminhado para o reforço escolar.
A escola oferta palestra sobre diversos temas entre eles, a prevenção ao uso de drogas, gravidez na adolescência e violência.
- JUSTIFICATIVA
Justificamos nossa intenção de pesquisa por entender que projeto tem sido muito importante na vida dos moradores desta localidade visto que os participantes tiveram melhora em seu comportamento e rendimento escolar.
Partindo desta observação notou-se o quanto a capoeira traria de benefícios aos demais alunos se fossem inserida como parte do conteúdo de Educação física Escolar nos leva apensar e questionar sobre a contribuição para a formação dos alunos. Já que a capoeira usada como ferramenta de inclusão e transformação.
A capoeira é a única modalidade das lutas, genuinamente brasileira e é a partir desta contextualização que estaremos a partir desta pesquisa reforçando a importância desta modalidade na escola, pois por meio dos ensinamentos da capoeira será possível ensinar e resgatar com os envolvidos no projeto um pouco da história econômica, política e social do nosso país, uma nação que viveu por aproximadamente 350 anos de sua história se servindo da escravidão e subjugando a cultura e identidade dos escravizados.
...