A Iniciação à Ginástica Rítmica
Por: nathinea • 1/10/2018 • Trabalho acadêmico • 681 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1][pic 2]
NOME COMPLETO: Marlúcio Antônio Moreira | DATA:30/09/2018 |
PÓLO: Lagoa Santa | DISCIPLINA: Iniciação à Ginástica Rítmica |
PROFESSOR (A) E TUTOR (A): Adriana Leite, Fernanda Peçanha Marques |
Proposta: Envie duas atividades (brincadeiras) para cada aparelho. Duas brincadeiras com as maças e duas com a fita. Salve em word e envie o arquivo.
Objetivo: Proporcionar aos alunos identificarem maças e as fitas como aparelhos da Ginástica Rítmica, bem como vivenciarem seus elementos e habilidades corporais. Trabalhar a flexibilidade, coordenação e rapidez a fim de que possibilite maior interação com os colegas.
Estrutura curricular: Ensino Fundamental
Material: Aparelho maças e fitas da Ginástica Rítmica e aparelho de som com músicas diversas disponíveis em pen drive ou CD.
MAÇAS
Atividade 1: Corre, cotia
A turma sentará no chão em roda, e um dos alunos ficará de pé com duas maças na mão. Ao som e palmas de “corre, cotia”, cantado pelos alunos em roda, o aluno com as maças ficará rodando em volta dos colegas com movimentos de pernas e braços alternados, com balanceios e impulsos e colocará elas atrás de outro que esteja sentado. O colega que for surpreendido com as maças em suas costas deverá levantar-se e correr sempre em volta da roda atrás do colega que o escolheu, até pegá-lo. Se o colega que colocou as maças se assentar, o aluno que não conseguiu pegá-lo deverá fazer o mesmo procedimento, ficará rodando em volta dos colegas com movimentos de pernas e braços alternados, com balanceios e impulsos e colocará elas atrás de outro que esteja sentado. E assim por diante, sempre ao som e palmas de “corre, cotia”.
Atividade 2: Dança das cadeiras
Enquanto toca a música, os alunos deverão andar em círculo em volta das cadeiras, cada um com duas maças nas mãos, fazendo movimentos em oito com os braços. Quando a música parar, cada um deverá assentar-se em uma cadeira, observando que sempre deverá ter uma cadeira a menos na roda, de forma que sempre sobre um aluno de pé. O aluno que sobrar de pé deverá realizar o lançamento de uma das maças para cima e deverá tentar pegá-la de volta (recuperação). Caso ele consiga, ele volta para a brincadeira e escolhe um colega para desafiar a também fazer o arremesso, e assim por diante. O colega que não conseguir apanhar a maça após o arremesso, que realmente sairá da competição da dança das cadeiras.
E assim por diante, até que todos tenham participado.
FITA
Atividade 1: Pique pega
Os alunos irão realizar a brincadeira de pique pega, cada um com uma fita erguida acima da cabeça em movimentos espirais. Porém, o aluno que estiver como o pegador, deverá estar fazendo o movimento circular com a fita ao lado do corpo, a fim de que fique em destaque perante os demais.
Desta forma, os alunos poderão observar os efeitos visuais dos movimentos das fitas e treinarem os movimentos de circundução.
Atividade 2: Espelho
...