A Iniciação e Treinamento Desportivo
Por: Talita Lemos • 15/6/2024 • Relatório de pesquisa • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 69 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA
Curso de Educação Física Bacharelado
Estágio Curricular I: Iniciação e Treinamento Desportivo
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC[pic 1]
Douglas dos Santos Ferreira Dias
RA 3661137202
Nova Iguaçu
2024
ACADEMIA 9FIT LTDA.
Douglas dos Santos Ferreira Dias
Coordenador: Ana Carolina Da Silva Ruas
Supervisor: Fernado Santos Martins
Nova Iguaçu
2024
SUMÁRIO
1.APRESENTAÇÃO ______________________________________4
2.INTRODUÇÃO_________________________________________5
3.ATIVIDADE DO ESTAGIÁRIO_____________________________6
4.CONSIDERAÇÕES FINAIS_______________________________8
5.REFERÊNCIAS________________________________________9
1.APRESENTAÇÃO:
Estágio realizado na Academia 9Fit localizada no endereço, Avenida Dr. Salles Teixeira nº 195- Moquetá – Nova Iguaçu. Supervisionado pelo coordenador Danilo dos Santos Braga Cref: 042370-G/RJ e o professor Fernando dos Santos Martins Cref: 061909-G/RJ. Com o cumprimento de carga horária de 120 horas eletiva e para o aprendizado de atitudes, competências e habilidades próprias da sua atividade profissional futura no período de 05/02/2024 a 05/03/2024.
A academia possui uma estrutura impecável, oferecendo treinos para todos os públicos, tem como visão superar as expectativas do aluno quanto ao objetivo definido e motivar a prática de atividades físicas através de um ambiente familiar, promoção de eventos diferenciados e metodologia exclusiva. Sua missão é dentro de um ambiente familiar e com equipamentos de qualidade, promover a melhoria da condição física, saúde, bem-estar e estética dos alunos, com atendimento de excelência e prática de atividades físicas orientadas.
A academia atualmente oferece um serviço de musculação, treinos funcionais, lutas como muay-thai, jiu-jitsu, boxe e judô infantil, cross training, aulas coletivas como fit dance, solo e spinning.
2.INTRODUÇÃO:
O estágio, Iniciação e Treinamento Desportivo, é o conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta sua plenitude física, técnica, psicológica e social dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período de tempo determinado. O treinamento para atleta pode auxiliar o aumento de todo o rendimento que já possui no que diz respeito ao equilíbrio, coordenação motora e saúde mental dos atletas. Além de prepara-los, o treinamento também pode ajudar na prevenção de alguma lesão que pode ser causada.
Me foi dada a oportunidade de participar exclusivamente, da preparação física de um grupo de competidores de jiu-jitsu, o qual junto a uma equipe formada por uma nutricionista, um professor da modalidade e meu supervisor. Elaboramos um plano específico para determinados grupos com objetivos diferentes, já que eram de categorias distintas. Essa preparação ocorreu em um período de um pouco mais de 20 dias, o treinamento ocorria de segunda a sábado.
Houve muita organização e variedade entre os treinos, me proporcionando uma vasta visão profissional e de conhecimentos.
3.ATIVIDADE DO ESTAGIÁRIO:
No início, tive dificuldade em explicar e ilustrar corretamente a execução de cada exercício. Aprender a transmitir as instruções de maneira compreensível e eficaz foi fundamental. Ao ganhar mais experiência, consegui planejar aulas e treinos mais eficazes e personalizados. Isso fez com que os atletas melhorassem em força e resistência. Uma parte gratificante da experiência foi a interação com os atletas. Pude entender melhor suas metas e motivá-los a alcançá-las à medida que construímos relacionamentos de confiança. A adaptação constante e a flexibilidade no planejamento dos treinos me ajudaram a lidar melhor com as várias situações que surgiram ao longo do estágio. Aprendi a adaptar os treinos aos requisitos únicos dos atletas.
Para a preparação desses atletas, foi feito um programa individual. No total, foram 8 atletas de categorias diferentes. Elaboramos para cada um, uma grade de exercícios tendo base seus objetivos.
Pude participar exclusivamente de uma preparação de um grupo de competidores de Jiu-jitsu, os mesmos iriam participar de um campeonato na segunda semana do mês de março. Foram feitos exercícios específicos com os mesmos entre: cárdio, musculação, flexibilidade. Alguns desses exercícios foram: levantamento terra para ser usado na passagem de guarda (fortalecimento de membros inferiores e superiores), barra fixa puxando kimono (exercícios para pegada como fortalecimento dos músculos das mãos e antebraço), salto com theraband (elaborando o exercício de entrada de queda do opoente, trabalhando agilidade), burpee ( exercício para defesa de queda- sprawl), corrida, exercícios funcionais, cross, simulador de remo para trabalhar o cardiorrespiratório dos atletas. Além dos treinos no tatame, que os mesmos faziam movimentos da luta, aproveitamos e incluímos os movimentos naturais(calistenia) para todos, já que os benefícios desse exercício seria o ganho de força física e o aumento da flexibilidade e agilidade.
Conversando com meu supervisor de campo, que tem o conhecimento prático e cientifico, partimos do princípio de alguns exercícios bases como:
Musculação: Para o jiu-jitsu, a musculação tem o foco a hipertrofia e força, trabalhando os exercícios com maior carga e menos repetições. Não menos importante, com a musculação, prevenimos lesões futuras, pois há um fortalecimento muscular e ligamentar como uma musculação preventiva.
Treinamento funcional: Por ser mais dinâmico, optamos pelo funcional para os atletas, pois nos exercícios tem-se como resultado a perda de peso, aumento da resistência e força, melhoria da flexibilidade. Trabalha-se também a coordenação, equilíbrio, agilidade e velocidade que são fundamentais para as competições de jiu-jtsu.
...