ASPECTOS PARA PROGRAMA DE ATIVIDADES MOTOR PARA INDIVÍDUOS IDOSOS
Por: StefaneM • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 699 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
CAMPUS UNIVERSITARIO DE PORANGATU
LICENCIATURA EM EDUCAÇAO FISICA
Disciplina: Educação Motora
Professora: Adriana Costa Borges
Acadêmica: Stefane Mendes da Silva
Turma: 3° ano
Aspectos para programa de atividades motor para indivíduos idosos
Envelhecer e um processo que faz parte do ciclo da vida do ser humano, onde acontecem alterações estruturais no corpo e com isso pode acarretar conseqüências sociais e psicológicas.
Portanto falar em velhice dizer sobre alho complicado. Tal complexidade resulta da mutua dependência entre os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais que interagem no ser humano.
Declínios progressivos na performance motora, a redução da força muscular e a incapacidade de realizar as tarefas domesticas são condições do domínio motor que afetam de modo negativo as perspectivas psicológicas e as interações sociais dos adultos. Em numerosas situações, o domínio motor interage com o domínio psicossocial.
A participação em esportes freqüente por toda a vida pode-se abrandar de algum modo as transições potencialmente difíceis da aposentadoria, fornecendo desafios e diversão ao aposentado, dentro da estrutura que pode ser regulada por expectativa realistas. Se permanecer fisicamente ativo pelo maior tempo possível pode ajudar a retardar o surgimento de problemas de saúde e a dependência em relação a outras pessoas para a performance das habilidades da vida diária.
O desenvolvimento motor desempenha um aspecto do processo desenvolvimentista total e estão intrinsecamente inter-relacionadas as áreas cognitivas e afetivas do comportamento humano, sendo dominado por diversos fatores. A importância do desenvolvimento motor ideal não deve ser diminuída ou apontada como secundária em relação a outros campos do desenvolvimento. Desse modo, o processo do desenvolvimento motor, do bebê ao adulto, é um envolvido no processo permanente de aprender a mover-se eficientemente, em reação ao que enfrentamos diariamente em um mundo em constante transformação. (GALLAHUE; OZMUN, 2002).
Aspectos ambientais do desenvolvimento motor nas diferentes faixas etárias
Infância
O desenvolvimento motor infantil e a experiência do individuo para desempenha funções cada vez mais complexas e esta relacionado com a idade. O desenvolvimento é resultante da exigência da tarefa, da biologia do individuo e da interação com o ambiente no qual esta agregado, sendo que esta relação opera de modo definitivo, podendo enfraquecer ou piorar o impacto do risco biológico no desenvolvimento. Os Retardos motores nesta fase do desenvolvimento conduzem prejuízos que podem se prolongar ate a fase adulta.
O desenvolvimento motor e o sistema de mudanças no comportamento motor que engloba a maturação do sistema nervoso central e o convívio do ambiente e estímulos dados durante o desenvolvimento da criança. Contudo, existem fatores determinantes na aquisição e refinamento das diversas habilidades motoras, tais como, características físicas e estruturais, o ambiente em que se encontra e a tarefa a ser executada.
Entre os mais essenciais estão os efeitos da estimulação e da carência ambiental e os laços surgidos entre os pais e a criança. Os laços são uma forte ligação emocional que vai alem do tempo, da distancia, do sofrimento e da vontade. Esses laços emocionais têm inicio seu desenvolvimento ao nascer e pode ser determinado de modo pendente quando há uma separação logo no inicio.
Sendo também que nessa fase a criança geralmente se envolve mais com aparelhos eletrônicos ou atividades com espaços que limita boa vivencia e um ambiente agradável e favorável, para que seu desenvolvimento motor possa ter uma boa repercussão para que quando chegar à próxima fase seja mais fácil para a criança.
Adolescência
A adolescência e afetado tanto pela biologia como pela a cultura. Santrock (2010) define a adolescência como um período de passagem que ocorre entre a infância e a vida e envolve mudanças biológicas, cognitivas e socioemocionais. A adolescência e a preparação para a vida adulta, ela começa na biologia, que seria a puberdade, por exemplo, e termina na cultura que já entra a independência econômica.
Nessa fase que ocorre o inicio precoce da puberdade, este fator e causador pelo amadurecimento sexual e mental gerando a liberação de diversos hormônios responsáveis pelas transformações destes indivíduos, combinado com um longo período de dependência econômica em relação à família, tem feito com que consideremos a adolescência sob uma perspectiva mais ampla.
De modo similar, a ossificação, o inicio da puberdade e a distribuição da gordura corporal são produtos dos genótipos. Cada um deles pode ser transformado em certa medida, mas o individuo não deve ultrapassar seu potencial herdado. Portanto, o ambiente influência ate que ponto o individuo vai concretizar o seu potencial.
...