QUALIDADE DE VIDA E ANSIEDADE EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA REGULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS E CULTURAIS
Por: antino • 30/10/2018 • Tese • 6.221 Palavras (25 Páginas) • 433 Visualizações
FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Antino Machado da Rosa
QUALIDADE DE VIDA E ANSIEDADE EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA REGULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS E CULTURAIS
SANTA MARIA
2018[pic 1]
Resumo
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA 5
1.2 OBJETIVOS 5
1.2.1 OBJETIVO GERAL 5
1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
1.3 JUSTIFICATIVA 6
1.4 DEFINIÇÃO DE TERMOS 7
2 REFERENCIAL TEORICO 8
2.1 ENVELHECIMENTO 8
2.2 SAÚDE MENTAL DO IDOSO 9
2.3 ENVELHECIMENTO E SAÚDE MENTAL RELACIONADO AO EXERCICIO 9
2.4 QUALIDADE DE VIDA 10
2.4 ANSIEDADE 11
3 MÉTODOS 13
3.1 TIPO DE PESQUISA 13
3.2 GRUPO DE ESTUDO 13
3.2.1 Critérios de inclusão 13
3.2.2 Critério de exclusão 13
3.3 INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS 14
3.3.1 FICHA DE ANAMNESE 14
3.3.2 QUESTIONÁRIO DE QUALIDADE DE VIDA “WHOQOL-OLD” 14
3.3.3 QUESTIONÁRIO DE ANSIEDADE DEPRESSÃO E ESTRESSE “EADS” 14
3.4 PROCEDIMENTOS 16
3.5 ANÁLISE DOS DADOS 16
3.6 ASPECTOS ÉTICOS 17
3.7 ORÇAMENTO 17
3.8 CRONOGRAMA 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
ANEXOS 21
ANEXO A - QUESTIONÁRIO DE QUALIDADE DE VIDA “WHOQOL-OLD” 21
ANEXO B - QUESTIONÁRIO DE ANSIEDADE DEPRESSÃO E ESTRESSE “EADS” 24
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Eysenck e Eysenck (1969), a ansiedade é referencial como uma emoção, considerada como um impulso ou uma simples resposta emocional e tem sido estudada, principalmente, como normal e patológica. A ansiedade normal é o tipo que necessária para a adaptação ao meio, ao contrário, a ansiedade patológica que produz respostas desajustadas, quer no que compete a sua intensidade, quer a sua duração. Deste modo, apenas falar de ansiedade enquanto doença quando é sentida em excesso pelo individuo e nos casos em que interfira negativamente no seu cotidiano e possa criar-lhe limitações. A ansiedade é considerada a nona causa de incapacidade no mundo, os seus principais sintomas estão associados a doenças psiquiátricas, principalmente a depressão, causando um impacto importante na qualidade de vida e, quando associado a dependência física, típica de pessoas acima de 60 anos intensificam as limitações para atividade de vida diária.
O conceito de qualidade de vida é demasiado abrangente e subjetivo para se conseguir facilmente definir, porém, inclui de modo complexo, a saúde física das pessoas, o seu estado psicológico, nível de independência, as relações sociais, as crenças e convicções pessoais e a sua relação com aspecto importante do meio ambiente (DGS, 2004). Para Leal (2008) a qualidade de vida resulta da soma do meio ambiente físico, social, cultural, espiritual e econômico onde o individuo esta inserido, dos estilos de vida que este adota, das suas ações e da sua reflexão sobre si, sobre os outros e sobre o meio ambiente que o rodeia, não esquecendo que é também a soma das expectativas positivas em relação ao futuro.
Recentemente estudos sobre qualidade de vida tem se preocupado não só com o agora, mas também com o futuro, o que vai ser do ser humano jovem-adulto agora e como será quando chegar o envelhecimento. Para Nahas (2013), o processo de crescimento populacional, o aumento na expectativa de vida e grande concentração nas áreas urbanas fizeram com que as questões relativas ao estilo de vida ganhassem destaque, tanto na área da promoção da saúde quanto nas politicas de lazer e mesmo na perspectiva de sustentabilidade do planeta.
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
A qualidade de vida e ansiedade difere entre idosos do sexo masculino e feminino?
Existe interferência dos níveis de ansiedade na qualidade de vida desses idosos?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a qualidade de vida e ansiedade em idosos participantes de um programa regular de atividades físicas e culturais.
1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os idosos quanto a idade e sexo.
- Verificar os níveis de qualidade de vida idosos nos domínios: estado geral de saúde, vitalidade, aspecto social, emocional e saúde mental, estratificando por sexos.
- Verificar níveis de ansiedade, estresse e depressão dos idosos estratificando por sexos.
- Comparar a qualidade de vida e ansiedade entre os sexos.
- Associar o nível de ansiedade com a qualidade de vida.
1.3 JUSTIFICATIVA
O que impulsionou a realização deste trabalho foi ao conhecer as disciplinas de crescimento e envelhecimento humano, despertou a curiosidade de rever os conceitos e definições da qualidade de vida necessárias as decisões e manutenção do nosso corpo, diante da demanda de serviços diários que passamos, com base nos princípios de nossas vidas, constantemente estamos sob domínio de forte estresse e ansiedade. Considerando o tempo que passamos trabalhando, não notamos o quanto ficamos mais dispersos com nossa maneira de viver, e há um descuido com a saúde física e mental. Entender que o processo de ter uma vida saudável é importante e que possa perdurar até ao envelhecimento, me interesso em saber mais sobre o desenvolvimento humano e de como ele passa pelas gerações de hoje e as que estão por vir, vejo o quanto são necessários estudos relacionado a saúde, visando o auxílio futuro para as pessoas, que buscam uma vida melhor e mais saudável.
...