AUTISMO E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por: VASCO77 • 8/6/2018 • Resenha • 2.496 Palavras (10 Páginas) • 396 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SOUZA, Marcelo Antônio de. O AUTISMO E A EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR: Educação Física e Inclusão. 2018. 11. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Campo Grande, 2018.
RESUMO
O intuito deste estudo é apresentar como a Educação Física Escolar pode abordar e auxiliar no desenvolvimento dos alunos com autismo. Como qualquer estudante, a criança autista se desenvolve com maior facilidade quando os professores estão em sintonia, pois a inclusão funciona melhor quando os administradores são cooperativos, tem uma boa formação especializada. Diante disso, o trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica que contribuem com o estudo de que o comprometimento da educação de uma criança ou adolescente pode assumir muitas formas.
Palavras-chave: Educação física adaptada. Inclusão. Autismo. Educação Física Escolar.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DO PROJETO 5
1.2 JUSTIFICATIVA 5
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 5
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 5
1.5 OBJETIVOS 6
2 REVISÃO DE LITERATURA 6
2.1 CARACTERISTICAS DO AUTISMO 6
3 EDUCAÇAO FISICA ADAPTADA PARA O AUTISMO 9
4 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 10
5 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO – CRONOGRAMA 10
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
7 REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O estudo sobre a participação da educação física adaptada para alunos com autismo ou com transtorno do espectro autista (TEA) tem como objetivo contribuir para o conhecimento, desenvolvimento e aplicação das melhores práticas de comunicação aberta entre, a escola e o estudante para favorecer experiências e resultados positivos.
A educação inclusiva deve usar na sala de aula regular, as melhores práticas pedagógicas para a eficácia da aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Sendo assim, todas as crianças têm a oportunidade de interagir com seus pares e aprender uns com os outros.
Os ambientes inclusivos podem oferecer às crianças com autismo a oportunidade de ter maior interação social e, em seguida, melhorar as suas habilidades sociais e comunicativas, desenvolver amizades e ver como seus pares se comportam em situações diárias.
De acordo com Cavaco,
Incluir não é só integrar [...] Não é estar dentro de uma sala onde a inexistência de consciencialização de valores e a aceitação não existem. É aceitar integralmente e incondicionalmente as diferenças de todos, em uma valorização do ser enquanto semelhante a nós com igualdade de direitos e oportunidades. É mais do que desenvolver comportamentos, é uma questão de consciencialização e de atitudes (CAVACO, 2014, p. 31).
Sendo assim, o sistema escolar deve oferecer uma variedade de serviços de apoio para o autismo, incluindo consultores, professores especializados, recursos e um estudo projetado especificamente a estes estudantes, além de discutir e compartilhar recursos estratégicos úteis para o ensino de crianças com autismo.
Deste modo a educação física escolar tem um papel de contribuição desses alunos auxiliando no seu desenvolvimento motor e cognitivo e social.
E também O envolvimento dos pais é essencial para a educação inclusiva e sua participação ativa é útil para o aluno, para a equipe escolar e para os próprios pais, pois melhora a sua compreensão de autismo e as necessidades individuais do aluno.
TEMA DO PROJETO
Dentre as possíveis linhas de pesquisa apresentadas a escolhida e Educação Física e Inclusão.
JUSTIFICATIVA
Segundo Gimenez (2008), o profissional de Educação Física deve apoiar suas práticas em atividades que contribuam efetivamente para o desenvolvimento motor de seus alunos, como exercícios de fortalecimento muscular e atividades aeróbicas.
Sendo assim o professor deve ajudar no desenvolvimento desses alunos que possui características peculiares e necessitam de muita atenção.
.
SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA
6º ano – Ensino Fundamental
PROBLEMATIZAÇÃO
A maneira que a Educação Física evoluiu em relação à inclusão vem de encontro com os anseios de uma sociedade que vem buscando ao longo de sua história reparar os erros cometidos quando falamos de educação especial.
O autismo e a educação física é relativamente um tema novo em que existem constantes buscas para melhorar esse conhecimento. Como são as aulas com esses alunos? Como eles participam das aulas? O professor está preparado?
O papel do docente deve ser a paciência e capacidade de elaborar planos de ensino a fim de atender o aluno, criar uma empatia e auxilia ló a ser independente e sempre manter as rotinas que são importantes para os autistas..
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Aprofundar os conhecimentos sobre a inclusão do aluno autista.
...