O AUTISMO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR
Por: walkerpaimfilho • 14/9/2018 • Trabalho acadêmico • 3.182 Palavras (13 Páginas) • 339 Visualizações
O AUTISMO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR
O AUTISMO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR
Relatório de Estágio, apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................................04
2 .A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.......................................................05
2.1 COLETA DOS DADOS E INTERPRETAÇÃO.............................................. 06
2.2 REGISTROS DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.....................07
2.3 INTERVENÇÃO 1............................................................................................07
2.4 INTERVENÇÃO 2............................................................................................08
2.5 APROXIMAÇÕES DIAGNÓSTICAS .............................................................09
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................10,11
4 . REFERÊNCIAS................................................................................................. 12
1 INTRODUÇÃO
O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.
Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá- los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.
O autismo é definido como um transtorno invasivo do desenvolvimento, isto é, algo que faz parte da constituição do indivíduo e afeta sua evolução. O autismo é o causador de muitos distúrbios nas interações sociais . Isso prova que não é uma tarefa muito difícil de identificar, entretanto muitos pais têm medo de descobrir que tem uma criança diferente e não buscam auxílio por receio do diagnóstico. Primeiramente, será exposto o conceito de autismo e suas principais características através da pesquisa bibliográfica de objetivo exploratório. Em seguida, será relatado e estudado um caso, que ilustra as possibilidades de aprendizagem e socialização de uma criança portadora de autismo.
2. A INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICOS.
O estagio foi realizado na Associação Pestalozzi de Jardim-MS, onde foi criada em 15/04/1991, entidade sem fins lucrativos, filantrópica, de utilidade pública, municipal, estadual e federal.
É mantenedora da Escola Especializada Jardim de Amor . A missão desta escola é atender pessoas em idade escolar, com deficiências e atraso intelectual, paralisia cerebral, múltiplas, transtornos e síndromes. Juntamente com a escolaridade os alunos são atendidos no ambulatório anexo ao prédio da escola para habilitação e reabilitação. Há também programas com atividades laborais nas áreas de teatro, dança, artesanato.
A Associação mantém convênios com os governos: Federal, Estadual e
Municipal.
Estes convênios são para manutenção e cedência de profissionais para atuarem na educação, saúde e inclusão dos usuários e suas respectivas famílias. A promoção de cursos em parcerias com outros órgãos não governamentais que promovem as pessoas no aprendizado de aprendizado de produção para complementação da renda familiar;
A Escola promove escolarização de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental na modalidade de educação substitutiva. Os alunos precisam ter laudo médico para matricular-se na escola.
Como qualquer escola ao se organizar precisa seguir a legislação vigente em nosso país, estrutura o projeto pedagógico para operacionalizar a proposta educacional. Quando o aluno atinge competências e habilidades de leitura, escrita e operações formais são encaminhadas ao ensino comum. As atividades educacionais obedecem ao mesmo currículo da Base Nacional Comum com as devidas adaptações em cada caso.
A rotina escolar da Escola é diurna, e a organização e feita por grupos e etapas atéo5º ano do Ensino Fundamental I, para cada grupo até o 4º ano Ensino Fundamental são duas etapas, somente no 5º ano a etapa é única.
Importante salientar que o diferencial é o número reduzido de alunos por sala e o atendimento é individualizado. O planejamento segue os mesmos critérios de escola comum, com 200 dias letivos, participação em eventos e desfiles cívicos.
Todos os anos em comemoração a Semana Nacional do Deficiente a escola promove a festa da inclusão sempre com um tema e os alunos se apresentam em um show para a comunidade local, divulgando também o artesanato produzido pelos mesmos e membros da família.
Os professores ministram aulas do núcleo comum, cumprem a carga horária semanal de 20 horas aulas e 4h/ de planejamentos. O transporte dos alunos e feito micro- ônibus adaptado usam uniforme escolar, a escola oferece merenda escolar cada turno. Fazem tarefas de casa e na sala de aula, o recreio é acompanhado pelos professores.
Os alunos participam de jogos escolares especiais, bem como competições a escola recebe visita e encontros com outras instituições da cidade, as quais realizam confraternizações com os alunos.
...